v. 2 n. 1 (2023): Dossiê: O espaço colonial: entre ornamento e arquitetura
Artigos Dossiê Temático

Uma mulher vestida do sol : a composição iconográfica da Virgem Apocalíptica de Antônio Rodrigues Bello em Cachoeira do Campo.

Tiago da Cunha Rosa
Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado 2023-07-10

Como Citar

da Cunha Rosa, T. (2023). Uma mulher vestida do sol : a composição iconográfica da Virgem Apocalíptica de Antônio Rodrigues Bello em Cachoeira do Campo. Perspectiva Pictorum, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/46848

Resumo

O presente trabalho busca analisar a imagem da Virgem Apocaliptica existente no nártex da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo, elaborada por Antônio Rodrigues Bello nas primeiras décadas do século XVIII. Diferentemente de suas pinturas irmãs existentes no tríptico, que apresentam fontes iconográficas diretas já identificadas ainda na década de 1940 por Hannah Levy, esta pintura apresenta uma composição mais livre do artista que permite entrever as referências visuais e culturais de mentalidade barroca nas quais este e sua produção estavam imersos. Neste sentido, neste trabalho a pintura de Bello é comparada a uma série de gravuras, e são identificadas possíveis fontes iconográficas diretas e indiretas utilizadas pelo mesmo na composição da cena, permitindo leituras iconográficas e discussões sobre a intencionalidade e os discursos contidos na cena apresentada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.