Vol. 3 Núm. 2 (2024): Abordando o mundo antigo: algumas possibilidades e trajetórias interpretativas
Traduções

Tradução: FOCILLON, Henri. L’enseignement de l’histoire de l’art à Lyon

Lorenna Fonseca
UFRJ

Publicado 2025-03-24

Cómo citar

Tradução: FOCILLON, Henri. L’enseignement de l’histoire de l’art à Lyon. (2025). Perspectiva Pictorum, 3(2). https://doi.org/10.5281/r7fhmd93

Resumen

Em 1914, quando Henri Focillon era professor de História da Arte Moderna, na Universidade de Lyon, escreveu este texto a fim de demonstrar a importância do ensino de História da Arte, bem como as condições e os detalhes dessa formação para os futuros historiadores da arte. No momento em que escreveu esse texto, os estudos universitários sobre História da Arte Moderna ainda eram incipientes, refletindo a fase inicial de institucionalização da disciplina nas universidades. Em sua visão, o ensino dessa disciplina era um componente essencial da cultura geral, da formação especializada e da pesquisa científica. Como o autor sugere, a História da Arte não é um privilégio restrito a uma elite, mas se consolida como um campo de estudo rigoroso, fundamentado com métodos próprios e uma abordagem que interliga a teoria e a prática. Focillon destaca a necessidade de formar futuros professores e pesquisadores capazes de compreender e interpretar as obras de arte. Nesse contexto, considera-se a ênfase na materialidade das obras, nos métodos comparativos e na conexão com acervos museológicos. Dessa maneira, torna-se evidente o compromisso com a formação desses profissionais, preparados para lidar com o patrimônio artístico.