Sobre a Revista

 

 

A revista Perspectiva Pictorum foi pensada para se vincular institucionalmente ao Grupo de Pesquisa Perspectiva Pictorum e à Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo do grupo de pesquisa é investigar e divulgar os estudos específicos da história da arte, do patrimônio cultural e privilegiar as pesquisas pertinentes aos tetos ilusionistas no período colonial brasileiro. Nosso foco central é estudar os textos científicos paralelamente aos tetos de falsa arquitetura (quadratura) entre os séculos XVII e XIX, numa relação forma/cultural com os espécimes europeus. Neste contexto a proximidade com Portugal é visível e construída de maneira sensível e propositada principalmente durante o reinado joanino.

Temos interesse nas pesquisas sobre as chamadas máquinas retabulísticas, como um notório exemplo de cenografia, nas construções arquitetônicas que abrigam as diversas intenções decorativas, nas composições escultóricas e nos falsos azulejos, um gênero pictórico inédito e que no Brasil está presente de modo constante em grande parte da Capitania do Ouro. O contato com a Europa e a América Espanhola e Portuguesa é sempre um foco dinâmico, pois permite construir cenários de comparação formal e operativa a permitir um maior destaque às discussões entre os especialistas.

É nossa intenção publicar contribuições multilíngues inéditas preferencialmente textos resultantes dos trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes de diferentes vínculos institucionais. Os trabalhos a serem publicados podem constituir-se de resultados parciais ou finais de investigações. Estamos sempre em contato com os programas de pós-graduação nas diversas universidades numa salutar integração de pesquisas inéditas. O propósito do grupo e da revista é atentar para as discussões sobre história da arte e crítica de arte, num universo cultural amplo e presente de modo singular, entre os séculos XVI e XIX. Esta amplitude cronológica nos permite ligar as pesquisas num processo operativo que vincula disposições culturais, que podem explicar nuances de redes de difusão do conhecimento científico e artístico ao longo deste período histórico.