Informação para Autores

Instruções aos autores

A revista irá publicar edições semestrais e receberá materiais em fluxo contínuo nas seguintes seções: artigos de dossiês temáticos, artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, exposições, curadoria, análises críticas de fontes, consertos de música e/ou atividades afins.

A)    A composição do Dossiê Temático será escolhida previamente pelos editores e explicitada nos Editais de publicação. No ato da submissão do artigo aos processos editoriais, os proponentes deverão indicar sua inserção na seção temática do periódico (Dossiê) ou na de artigos. Os textos do Dossiê passarão pelos trâmites editoriais protocolares e serão reunidos por um professor previamente convidado para organização desta seção.

B)    Para garantir à diversidade temática dos trabalhos publicados em temáticas livres (exceto no caso de dossiê) e a multiplicidade institucional dos autores (advindos de programas diversos) a seção artigos livres receberá em fluxo continuo as contribuições. A cada edição os artigos livres deverão ser publicados em conjunto com as outras seções da revista deste que os textos tenham passado pelos trâmites editoriais do Periódico.

C)    A publicação de resenhas justifica-se como local destinado à resumos críticos  de livros nas áreas de Linguagens e Artes, publicados há no máximo 7 anos. Seguira o recebimento de fluxo continuo.

D)    A seção de entrevista constitui um espaço destinado à publicação de opiniões e ou declarações de profissionais das áreas abrangidas pela revista que envolvam questões pertinentes ao debate no campo de interesse acadêmico e profissional.

E)     O espaço destinado à seção de relato de experiência constitui em contribuições que descreve precisamente uma dada ação que possa contribuir de forma relevante para área de atuação. Nesse caso, buscar-se-á relatos que envolvam ações relacionada a montagem de curadoria, performance, exposições, análises críticas de fontes e/ou consertos de músicas.   O relato é desenvolvido de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Enfim, não constitui numa narração emotiva e subjetiva ou mera divagação pessoal e aleatória.

 Normas de Submissão

 1. As Submissões são restritas a apenas 1 (uma) proposta por autor e/ou conjunto de autores por edição nas seguintes seções: dossiês temáticos, artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência em performance, análises críticas de fontes, exposições e/ou curadoria. As contribuições devem ter conteúdos inéditos em sua especialidade.

2. Aceitam-se para submissão textos em português, inglês, espanhol, italiano e francês.

3. A Revista conta com processos de diagramação de acordo com o desenho gráfico (layout) de cada publicação. No momento da submissão, deverão ser fornecidos como metadados: título; autor ou autores; instituição em que trabalha cada autor e a atividade que exerce na mesma; titulação acadêmica de cada autor; e-mail para contato, informações que serão inseridas no texto a ser publicado. 

4. O(s) autor(es) deve(m) ser graduado(s), mestre(s) ou doutor(es).

5. Durante a avaliação, tanto o nome dos autores quanto o dos pareceristas serão mantidos no anonimato.

 

Formatação: 

1.  O arquivo deve desenvolver-se na seguinte sequência: título do trabalho; título em inglês; resumo e três palavras-chave na língua nativa; resumo e as mesmas três palavras-chave traduzidos para outra língua (inglês, português, italiano, francês ou espanhol); texto do artigo; referências bibliográficas. Se houver agradecimento ou dedicatória, acrescentá-los ao final do artigo, antes da bibliografia

2. Todos os trabalhos deverão ser enviados através do programa Microsoft Word for Windows, na formatação:

Layout: Folha A4 e margens de 3cm;

Fontes: corpo de texto: Times New Roman, corpo 13; títulos (em língua nativa e em inglês): Times New Roman, 15; Notas de rodapé: Times New Roman 11, numeradas sequencialmente com algarismos arábicos; Referências: Times New Roman, 13.

Parágrafos: Espaço de 1,5 entre linhas no corpo de texto; espaço simples nos resumos, notas de rodapé e legendas de imagens. Alinhamento justificado, com recuo de 1,2 na primeira linha, sem espaçamento entre parágrafos. Notas de rodapé: alinhamento justificado e espaçamento simples; Referências: espaçamento simples entre linhas e espaço entre parágrafos.

3. Quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas devem estar referenciados e explicados no corpo do texto. Além disso, devem conter títulos, estar numerados na sequência e acompanhados por suas respectivas legenda e fonte. Localizam-se preferencialmente logo após o parágrafo em que forem mencionados. Estes elementos devem vir no manuscrito acompanhados de suas respectivas legendas e numerações na parte inferior da imagem.  No corpo do texto, deve aparecer como, por exemplo,  "Fig. 1" e, na legenda, como "Figura 1. Nome do autor, título da obra, ano de criação. Técnica, medidas, localização. Fonte"; As imagens devem estar em formato jpg em 300 dpi. É responsabilidade do autor entregar a autorização para a publicação das imagens que assim exigirem.

4. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica, em pé de página, devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: sobrenome do autor em maiúsculas, título do livro ou texto consultado e número da página.

5. As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Citações
As citações textuais, curtas (até 3 linhas) devem vir entre aspas no decorrer do texto. As citações textuais que ultrapassarem três linhas devem ser colocadas como citação longa, sem aspas, com espaço entrelinhas simples, corpo 11 e recuadas em 4 cm a partir da esquerda. As citações são referenciadas em notas de rodapé, e seus tipos são especificados a seguir:

1. Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista em itálico, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;

 SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano, ISSN, Dísponibilidade, Acesso.

MELLO, Magno Moraes. DIANTE DA EFICÁCIA DAS IMAGENS – SABER VER A PINTURA NO BRASIL COLONIAL. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.. e-hum. Belo Horizonte, (UNIBH. Online), v. 13, n. 1, p. 42-55, jan-Jul, 2020. ISSN 1984-767X. Disponível em: <https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3114>. Acesso em: 07 dez. 2021.

2. Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro em itálico, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.

 SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In. SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, p. Y-Z,

MELLO, Magno Moraes. Treinar a Mente e a Prática do Desenho: Arquiteturas Pintadas na Lisboa Joanina. In. Mello, Magno Moraes (Org). Desenhando Palavras e Construindo Geometrias: espaço escrito e espaço pintado no tempo barroco. 1° Ed. Belo Horizonte: Clio, 2016, p.209-228.

 3. Citação de livro deverá conter: autor(es), título em itálico, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, número total de páginas.

 SOBRENOME, Nome. Título do livro. X ed. Cidade: Editora, ano, Y p.

 NETTO, Rangel Cerceau. Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver: A família mestiça e a vida familiar em Minas Gerais Colonial. 1° Ed. São Paulo: Alameda, 2017, 270p.

4. Para a referência de qualquer tipo de documento obtido em meio eletrônico, deve-se proceder da mesma forma como foi indicado para as obras convencionais, acrescentando o URL completo do documento na Internet, entre os sinais < >, antecedido da expressão Disponível em: e seguido da informação Acesso em:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano. Disponível em: <http://www>. Acesso em: dia mês ano.

NETTO, Rangel Cerceau . A etnografia das visitações diocesanas: uma fonte para o estudo da população, da família e da mestiçagem no período moderno. Territórios e Fronteiras. Cuiabá, (UFMT. Online) , v. 11, n.2 p. 277-298, ago-dez, 2018. Disponível em: < http://ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/766/pdf>. Acesso em: 11 out. 2019.

4. A primeira citação, em nota, deverá ser completa. As subsequentes deverão ter o formato abreviado.

Primeira citação:

PANOFSKY, Erwin. Studies in iconology: Humanistic themes in the Art of the Renaissance. Boulder; Oxford: Routledge, 2018.

Citações seguintes: 

PANOFSKY. Studies in iconology, p. 10. 

 

Limites

1. Os artigos (incluindo resumo, notas de rodapé, referências, quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas) devem conter até 15 mil palavras.

2. As resenhas e Entrevistas (incluindo bibliografia, se houver) devem conter até 5 mil palavras. No caso das Resenhas o texto deve ser antecedido pelos dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano), da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término) ou do filme (título original, ano, diretor, local, produtora). No caso das Entrevista as perguntas e respostas deve ser antecedido de imagem do autor com o descritivo de sua atuação. 

3. Os relatos de experiência (incluindo resumo, notas de rodapé, referências, quadros, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas) devem conter até 10 mil palavras. 4. Na primeira página dos artigos e relatos de experiência, deve aparecer o título (até 50 palavras), um resumo e cinco palavras-chave em espanhol, português, francês e/ou inglês de, no máximo, 500 palavras cada, em fonte Times New Roman 13, entrelinhas simples e sem espaço entre parágrafos. (Os mesmos itens da página de encaminhamento sem constar os dados dos autores).

 

Normas Gerais

1. Os termos em latim e as palavras estrangeiras devem estar em itálico.

2. Quando forem usadas siglas, explicá-las na primeira vez que surgirem. Nas seguintes menções, usar somente a sigla ou a abreviatura.


3. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações.

4. Os autores serão informados sobre a publicação ou não de seus artigos, desde que forneçam endereço eletrônico. A Comissão Editorial não se responsabilizará pela comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores por razões alheias à própria Comissão. Não serão emitidos nem remetidos aos autores pareceres escritos sobre artigos não aceitos.

Taxas

A Pespectiva Pictorum não cobra  taxa por textos publicados,  as etapas da submissão, revisão, e publicação é totalmente gratuitas. Também não é cobrado  valor para realização de download e/ou utilização dos textos publicados. 

Endereço para correspondência:

Revista Perspectiva Pictorum

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995045
Fax: (31) 34995045
URL da Homepage: http://www.fafich.ufmg.br/his

E-mail: perspectiva.Pictorum@gmail.com