Convergências e divergências do modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

  • Claudio Marcondes Castro Filho Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Waldomiro Vergueiro Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

Resumo

Com o advento da globalização, o processo do ensino-aprendizagem na universidade passa por várias mudanças e o desenvolvimento das bibliotecas universitárias deve estar inserido neste contexto, de forma a facilitar o acesso e a difusão dos recursos de informação. O modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI), com destaque para suas características, filosofia, organização e serviços, contribui para o aprimoramento das bibliotecas universitárias, optando por um modelo que prioriza a utilização da tecnologia. Nesse aspecto, este artigo apresenta as convergências e divergências entre bibliotecas universitárias brasileiras e espanholas, a partir da pesquisa realizada nas duas realidades. Conclui-se que a aproximação da realidade das bibliotecas universitárias brasileiras àquela vivida pelos CRAIs espanhóis passa por adaptações visando o melhor aproveitamento das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs, diferentes configurações de estruturas administrativas e mudanças culturais dos envolvidos (administradores, bibliotecários e usuários) com as bibliotecas universitárias.

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Publicado

2011-08-25

Como Citar

Castro Filho, C. M., & Vergueiro, W. (2011). Convergências e divergências do modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3061