O papel das Bibliotecas Universitárias na Gestão do Conhecimento: uma concepção abrangente
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Bibliotecas, Bibliotecas UniversitáriasResumo
A Gestão do Conhecimento como fator estratégico para a competitividade das bibliotecas, neste cenário instável de transformação dos suportes informacionais, e o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação, é premente. Dessa forma, contextualizamos a sua aplicação em bibliotecas, utilizando os quatro aspectos (cenário competitivo; aspectos conceituais; habilidades e competências relevantes; e necessidades dos usuários e competência informacional). Em seguida, por meio de revisão de literatura, são trazidos referenciais importantes, com foco nas Bibliotecas Universitárias, discutindo o seu papel e sugerindo uma concepção de sua atuação na Gestão do Conhecimento de forma integrada. Pode-se concluir que as Bibliotecas Universitárias por meio de seus gestores precisam empenhar-se nessa jornada, a qual ainda não é convencional e cheia de desafios, conta com o apoio de associações e comissões da área na definição de estratégias, critérios e parcerias, para que o apoio na implantação de Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias seja de forma holística.
Downloads
Referências
BEM, R. M. de. Framework de Gestão do Conhecimento para bibliotecas universitárias. 2015. 344p. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://tede.ufsc.br/teses/PEGC0364-T.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2015.
BEM, R. M. de;COELHO, C. C. de S. R. Aplicações da Gestão do Conhecimento na área de biblioteconomia e ciência da informação: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 7, n. 1, p. 69-97, jan../jun. 2013. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/2987>.Acesso em: 11 set. 2013.
Carta de Marília. In: SEMINÁRIO DECOMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, 3., 2014, Marília. [Carta...].UNESP; UNB; IBICT: Marília, 2014. Disponível em: <http://www.valentim.pro.br/GICIO/Textos/Carta_de_Marilia_Portugues_Final.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2014.
CARVALHO, I. C. L. A socialização do conhecimento no espaço das bibliotecas universitárias. Niterói: Intertexto: Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
CHE RUSULI, M. S.; TASMIN, R.; TAKALA, J. the impact of structural approach on knowledge management practice (KMP) at Malaysian University Libraries. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, v. 6, n. 10, p. 122-128, 2012. Disponível em: <http://www.ajbasweb.com/ajbas/2012/October/122-128.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2013.
DANESHGAR, F.; PARIROKH, M. An integrated customer knowledge management framework for academic libraries. The Library Quarterly, v. 82, n. 1, p. 7-28, jan. 2012. Disponível em: <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=69861166&lang=pt-br&site=ehost-live>. Acesso em: 17 abr. 2013.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das biblitoecas. 173 f. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://cmapspublic.ihmc.us/rid=1KR7VCSQX-236FRSG-5T42/DUDZIAK(2001)-Dudziak2.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2013.
DUDZIAK, E. A.Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciencia da Informação,Brasília, v. 32, n.1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponívelem: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf>. Acesso em: 1ºjul. 2013.
FERGUSON, S. Information literacy and its relashionship to knowledge management. Journal of Information Literacy, v. 3, n. 2, p. 6-24, 2009. Disponível em: <http://ojs.lboro.ac.uk/ojs/index.php/JIL/article/view/PRA-V3-I2-2009-1>. Acesso em: 19 abr. 2013.
FERGUSON, S.; HIDER, P.; LLOYD, A. Arelibrarianstheultimateknowledgemanagers?Astudyofknowledge,skills,practiceandmindset.Australian Library Journal, v. 57, v. 1, p. 39-62, feb. 2008. Disponível em: <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=31504718&lang=pt-br&site=ehost-live>. Acesso em: 25 abr. 2013.
GREENE, A. From Library to KnowledgeCenter: building a website to the community. Library Philosophy & Practice: introduce a new building, v. 9, n. 1, p. 1-17, 2006.
JAIN, P. An empirical study of knowledge management in academic libraries in East and Southern Africa. Library Review, v. 56,n. 5, p. 337-392, 2007. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2013.
JAIN, P.Knowledge Management in Academic Libraries and Information Centres: a case of University Libraries. Journal of Information & Knowledge Management,v. 12, n. 4, p. 1-13, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/ 10.1142/S0219649213500342>. Acesso em: 29 abr. 2014.
KEBEDE, G. Knowledge management: an information science perspective. International Journal of Information Management, v. 30, p. 416-424, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2010.02.004>. Acesso em: 12 abr. 2013.
MAVODZA, J.; NGULUBE, P. Exploring the use of knowledge management practices in anacademic library in a changing information environment. Library & Information Association of South Africa, v. 77, n. 1, p. 15-25, 2011. Disponível em: <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=65123316&lang=pt-br&site=ehost-live>. Acesso em: 25 abr. 2013.
MCGOWN, K. A. Knowledge management in the twenty-first century: the role of the academic librarian. 2000. 132 p. Dissertação (Mestrado em Educação)–University of Saint Thomas, Minnesota, 2000. Disponível em: <http://search.proquest.com/pqdtft/docview/304672944/13EE2576D856252AF3E/1?accountid=26642>. Acesso em: 25 jun. 2013.
MIRANDA, A. C. D. Bibliotecas universitárias como gestoras do conhecimento em instituições federais de ensino superior: proposta de diretrizes. 2010. 188 p. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/10/Angelica-Miranda.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2013.
MITTROWANN, A. Strategic, digital, human: the library of the future: aview international developments by a German Library Supplier. Public Library Quarterly, v. 28, p. 193-203. DOI: 10.1080/01616840903106949.Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/01616840903106949#.UfpnpNKKKSo>. Acesso em: 1ºago. 2013.
NAZIM, M; MUKHERJEE, B. Knowledge management competencies required among library and information science professionals: an Indian perspective. Library Review, v. 62, n. 6/7, 2013, p. 375-387. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1108/LR-02-2013-0025>. Acesso em: 2 dez. 2014.
O’FARRIL, R. T. Information literacy and knowledge management at work: conceptions of effective information use at NHS24. Journal of Documentation, v. 66, n. 5, p. 706-733, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2013.
RAMOS, M. C. L. Diretrizes para produção do conhecimento em bibliotecas universitárias. Florianópolis, 2012, 289 p. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) –Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/?p=1324>. Acesso em: 24 jun. 2013.
ROKNUZZAMAN, Md.; UMEMOTO, K. How library practitionersview knowledge management in libraries: a qualitative study. Library Management, v. 30, n. 8/9, p. 643-656, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2013.
SARRAFZADEH, M.; MARTIN, B.; HAZERI, A. Knowledge management and its potential applicability for libraries. Library Management, v. 31, n. 3, p. 198-212, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perpectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Essa licença permite que o conteúdo seja compartilhado, remixado, adaptado e reutilizado em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuída a devida autoria ao criador original.

