O papel das Bibliotecas Universitárias na Gestão do Conhecimento: uma concepção abrangente

Autores

  • Roberta Moraes Bem Universidade Federal de Santa Catarina
  • Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A Gestão do Conhecimento como fator estratégico para a competitividade das bibliotecas, neste cenário instável de transformação dos suportes informacionais, e o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação, é premente. Dessa forma, contextualizamos a sua aplicação em bibliotecas, utilizando os quatro aspectos (cenário competitivo; aspectos conceituais; habilidades e competências relevantes; e necessidades dos usuários e competência informacional). Em seguida, por meio de revisão de literatura, são trazidos referenciais importantes, com foco nas Bibliotecas Universitárias, discutindo o seu papel e sugerindo uma concepção de sua atuação na Gestão do Conhecimento de forma integrada. Pode-se concluir que as Bibliotecas Universitárias por meio de seus gestores precisam empenhar-se nessa jornada, a qual ainda não é convencional e cheia de desafios, conta com o apoio de associações e comissões da área na definição de estratégias, critérios e parcerias, para que o apoio na implantação de Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias seja de forma holística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Moraes Bem, Universidade Federal de Santa Catarina

Bibliotecária-gestora de Informação (UDESC). Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Atualmente é bibliotecária do serviço de referência da Biblioteca Universitária da UFSC

Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora colaboradora do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

Bem, R. M., & Coelho, C. C. de S. R. (2016). O papel das Bibliotecas Universitárias na Gestão do Conhecimento: uma concepção abrangente. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3085

Edição

Seção

Artigos Originais