O papel das Bibliotecas Universitárias na Gestão do Conhecimento: uma concepção abrangente

Autores

  • Roberta Moraes Bem Universidade Federal de Santa Catarina
  • Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A Gestão do Conhecimento como fator estratégico para a competitividade das bibliotecas, neste cenário instável de transformação dos suportes informacionais, e o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação, é premente. Dessa forma, contextualizamos a sua aplicação em bibliotecas, utilizando os quatro aspectos (cenário competitivo; aspectos conceituais; habilidades e competências relevantes; e necessidades dos usuários e competência informacional). Em seguida, por meio de revisão de literatura, são trazidos referenciais importantes, com foco nas Bibliotecas Universitárias, discutindo o seu papel e sugerindo uma concepção de sua atuação na Gestão do Conhecimento de forma integrada. Pode-se concluir que as Bibliotecas Universitárias por meio de seus gestores precisam empenhar-se nessa jornada, a qual ainda não é convencional e cheia de desafios, conta com o apoio de associações e comissões da área na definição de estratégias, critérios e parcerias, para que o apoio na implantação de Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias seja de forma holística.

Biografia do Autor

  • Roberta Moraes Bem, Universidade Federal de Santa Catarina
    Bibliotecária-gestora de Informação (UDESC). Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Atualmente é bibliotecária do serviço de referência da Biblioteca Universitária da UFSC
  • Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora colaboradora do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC

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Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O papel das Bibliotecas Universitárias na Gestão do Conhecimento: uma concepção abrangente. (2016). Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 3(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3085