A construção do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da UFMG: breve relato

Autores

  • Ricardo José Miranda UFMG

Resumo

O registro da trajetória da criação de um centro de documentação e memória traz à superfície a história da ênfase que se deu à preservação da memória numa instituição de ensino superior, e demonstra as ações concretas de indivíduos assumindo o papel que seria da instituição. Mais que isso, a partir deste resgate se pode também medir o valor que a instituição dedica a outras unidades de informação, destacadamente à biblioteca, em diferentes momentos da vida institucional, bem como demonstra que o profissional bibliotecário pode, e deve assumir desafios visando à preservação documental, a segurança da memória e a socialização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo José Miranda, UFMG

Ricardo José Miranda, bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em Formação de Leitores pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Atua na área de informação e documentação desde 1976 destacando a gerência de informações técnicas do Complexo Portuário de Praia Mole – (Vale do Rio Doce/Siderbrás), a participação na equipe de planejamento da segunda fase da Cia. Siderúrgica de Tubarão e as consultorias para a Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo na estruturação do corredor de exportação norte/sul e outras questões. A partir de 1994, na UFMG, foi responsável pela Coordenação de Comunicação e Informação do Projeto Veredas, dirige a Biblioteca Prof.a Alaíde Lisboa de Oliveira e coordena tecnicamente o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória da Faculdade de Educação. Neste período desenvolveu para a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais a Biblioteca Digital do Curso Veredas para 14 mil professores das redes publicas do Estado, bem como a Biblioteca Virtual para o Curso de Pedagogia da Terra para o Incra, entre outros trabalhos.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

Miranda, R. J. (2016). A construção do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da UFMG: breve relato. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3088

Edição

Seção

Relatos de experiência