Escola de Belas Artes: necessidade de uma política de acervo institucionalizada
Resumo
O artigo deriva da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes (EBA-UFMG) em fevereiro de 2017. Visa divulgar a necessidade de política de acervos institucionalizada que permita a preservação de acervo de imagem em movimento sob a responsabilidade de professores do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Escola de Belas Artes. Essa política possibilitaria principalmente maior controle sobre o recebimento e eliminação de documentos e maior poder de decisão frente às órgãos superiores para solicitação de recursos e materiais.
Referências
BRASIL. Lei nº 8.313/1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8313compilada.htm. Acesso em: 01 jun. 2015.
Canal do CAAD no Vimeo. Disponível em: https://vimeo.com/caadufmg. Acesso em: 30 mar. 2017.
FREITAS, Jussara, Entrevista. [14 de abril, 2016]. Belo Horizonte. Entrevista concedida a Camila Cristina da Silva.
NAZARIO, Luiz, Entrevista. [25 de janeiro, 2016]. Belo Horizonte. Entrevista concedida a Camila Cristina da Silva.
SILVA, Camila Cristina da. Paixão por preservar: acervos de imagem em movimento da Escola de Belas Artes (UFMG), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte e Arquivo Público Mineiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.