Escola de Belas Artes: necessidade de uma política de acervo institucionalizada
Palavras-chave:
Política de acervo, preservação, imagem em movimento, EBA-UFMGResumo
O artigo deriva da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais(EBA-UFMG) em fevereiro de 2017. Visa divulgar a necessidade de política de acervo institucionalizada que permita a preservação de acervo de imagem em movimento sob a responsabilidade de professores do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Escola de Belas Artes. Essa política possibilitaria principalmente maior controle sobre o recebimento e eliminação de documentos e maior poder de decisão frente a órgãos superiores para solicitação de recursos e materiais.
Downloads
Referências
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BRASIL. Lei nº 8.313/1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8313compilada.htm. Acesso em: 01 jun. 2015.
CANAL do CAAD no Vimeo. Disponível em: https://vimeo.com/caadufmg. Acesso em: 30 mar. 2017.
FREITAS, Jussara, Entrevista. [14 de abril, 2016]. Belo Horizonte. Entrevista concedida a Camila Cristina da Silva.
NAZARIO, Luiz, Entrevista. [25 de janeiro, 2016]. Belo Horizonte. Entrevista concedida a Camila Cristina da Silva.
SILVA, Camila Cristina da. Paixão por preservar: acervos de imagem em movimento da Escola de Belas Artes (UFMG), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte e Arquivo Público Mineiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perpectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Essa licença permite que o conteúdo seja compartilhado, remixado, adaptado e reutilizado em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuída a devida autoria ao criador original.

