O ato colecionador

  • Leonardo Vasconcelos Renault

Resumo

Este trabalho trata da discussão em torno do colecionismo e sua adeqüabilidade e pertinência às disciplinas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Neste sentido, propõe o conceito de ato colecionador como prática social construída e ampliada pelas representações da cultura. Com o intuito de delimitar o objeto de discussão da tese, introduziu-se o conceito da categorização do colecionismo em três períodos históricos: Renascimento, Iluminismo e Contemporâneo, buscando relacioná-los com as disciplinas apresentadas nesta tese. Em complemento a esta categorização buscou-se os princípios teóricos basilares do trabalho nos filósofos Gaston Bachelard e sua idéia de conhecimento aproximado e em Ivan Domingues na formulação do sujeito construtor do conhecimento. Neste sentido procurou-se evidenciar as relações entre documento, coleção e cultura tendo o sujeito demiurgo como figura central para o estabelecimento destes conceitos. Adiante, cada período, é analisado tratando de um manual de cada área de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, totalizando três por período e nove ao todo. O objetivo dessa análise é tentar encontrar as marcas da expressão colecionadora humana através das práticas profissionais das áreas consolidadas nos manuais que, por sua vez, orientam como devem ser tratadas e geridas as coleções nos arquivos, bibliotecas e museus. Problematiza dessa forma, questões específicas para cada uma das áreas e ao mesmo tempo similitudes sob a questão do ato colecionador tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Nesse sentido visualiza uma possibilidade de diálogo que transponha o escopo das práticas e teorias das áreas e proponha assim um debate ao mesmo tempo disciplinar e transversal.

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Publicado
2017-06-26
Como Citar
Renault, L. V. (2017). O ato colecionador. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 3(2), 67-68. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3099
Seção
Pesquisa em Foco

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