O ato colecionador

Autores

  • Leonardo Vasconcelos Renault Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

Palavras-chave:

Colecionismo, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Epsitemologia

Resumo

Este trabalho trata da discussão em torno do colecionismo e sua adeqüabilidade e pertinência às disciplinas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Neste sentido, propõe o conceito de ato colecionador como prática social construída e ampliada pelas representações da cultura. Com o intuito de delimitar o objeto de discussão da tese, introduziu-se o conceito da categorização do colecionismo em três períodos históricos: Renascimento, Iluminismo e Contemporâneo, buscando relacioná-los com as disciplinas apresentadas nesta tese. Em complemento a esta categorização buscou-se os princípios teóricos basilares do trabalho nos filósofos Gaston Bachelard e sua idéia de conhecimento aproximado e em Ivan Domingues na formulação do sujeito construtor do conhecimento. Neste sentido procurou-se evidenciar as relações entre documento, coleção e cultura tendo o sujeito demiurgo como figura central para o estabelecimento destes conceitos. Adiante, cada período, é analisado tratando de um manual de cada área de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, totalizando três por período e nove ao todo. O objetivo dessa análise é tentar encontraras marcas da expressão colecionadora humana através das práticas profissionais das áreas consolidadas nos manuais que, por sua vez, orientam como devem ser tratadas e geridas as coleções nos arquivos, bibliotecas e museus. Problematiza dessa forma, questões específicas para cada uma das áreas e ao mesmo tempo similitudes sob a questão do ato colecionador tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Nesse sentido visualiza uma possibilidade de diálogo que transponha o escopo das práticas e teorias das áreas e proponha assim um debate ao mesmo tempo disciplinar e transversal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Vasconcelos Renault, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestrado em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais. 

Referências

RENAULT,Leonardo Vasconcelos. O ato colecionador.164 f.Tese(Mestrado em Ciência da Informação) –Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

Downloads

Publicado

26.06.2017

Edição

Seção

Pesquisa em Foco

Como Citar

RENAULT, Leonardo Vasconcelos. O ato colecionador. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 67–68, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3099. Acesso em: 7 dez. 2025.