A construção da narrativa científica nas Ciências Humanas: análise discursiva de editoriais da revista Varia Historia (2007 2016)
Resumo
A presente pesquisa teve como propósito analisar as principais estratégias discursivas e argumentativas veiculadas pelos discursos contidos nos editoriais publicados em um periódico de relevância nacional e internacional para a área em questão, a Varia Historia. O recorte temporal, que compreende o período de 2007 a 2016, teve a finalidade de desvelar a construção da narrativa científica para a área de humanidades por meio da História. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma Análise de Conteúdo (AC) a fim de se organizar o corpus analisado em Análise do Discurso (AD), tendo como escopo a Teoria Semiolinguística (TS) de Patrick Charaudeau. Com base em uma situação triangular, que se constituiu de um sujeito argumentante, neste caso, representada pela editora da revista Varia Historia, o sujeito alvo, que são os leitores da revista e a proposta sobre o mundo, o trabalho objetivou construir uma premissa para a atuação dos dois sujeitos. Foram analisados 23 editoriais, cujo corpus possibilitou extrair 31 trechos representativos para o estudo argumentativo, pelo qual se encontrou a resposta dos objetivos específicos do estudo que foram: a) identificar as formações discursivas presentes nos editoriais do referido periódico; b) analisar a construção da narrativa científica para a área de humanidades, por meio da História, fundamentada na teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau e, c) compreender a construção do conceito de ciência nas narrativas presentes nos editoriais publicados no referido periódico. Identificaram-se, pelo estudo, as formações discursivas em trechos extraídos dos editoriais e, baseado nessa identificação, a construção da narrativa científica nas Ciências Humanas através da análise discursiva do corpus foi analisada e compreendida. Em síntese, com a análise dos editoriais, foi possível compreender o potencial desse novo objeto como instância político-científica e o fazer científico de um domínio de conhecimento. O modelo de combinação teórico-metodológica, entre AC e AD, e um novo objeto - o editorial científico mostrou-se profícuo para a compreensão dos elementos discursivos presentes nos editoriais, desvelando o conceito de ciência construído segundo as discussões acerca da neutralidade da própria ciência, a construção do saber acadêmico e suas relações com os saberes leigos, a política como assunto histórico, e, por fim, a preocupação com a internacionalização do periódico, e a circulação do conhecimento científico em História.
Palavras-chave: Análise do discurso; Comunicação científica; Editorial; Narrativa científica; Periódico científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.