Consumo e informação: análise das práticas informacionais no contexto do comércio mobile a partir de aplicativos e redes sociais online

Autores

Palavras-chave:

Comércio mobile, Aplicativos móveis, Práticas informacionais, Economia da atenção, Serviços de recomendação

Resumo

Considera a configuração de novos padrões de consumo a partir do comércio mobile e identifica a relação entre consumo informacional, interações mediadas e consumo de bens e serviços. Toma como referência os aplicativos Airbnb, Amazon, iFoode Spotifye propõe, como objetivo geral, analisar as práticas informacionais executadas por organizações e consumidores em aplicativos para dispositivos móveis a fim de compreender as especificidades de tais práticas no contexto do comércio móvel. Define como objetivos específicos: descrever as principais fases de desenvolvimento da sociedade de consumo com o intuito de compreender como as novas tecnologias da informação e comunicação afetam suas estruturas de funcionamento; caracterizar o comportamento e as práticas informacionais adotados por organizações e consumidores no âmbito do m-commerce; abordar a estrutura informacional e os modos de interação entre consumidores e organizações acionados no contexto dos aplicativos móveis e das práticas do comércio mobile; analisar os processos de produção, busca e compartilhamento de informação nos aplicativos analisados e nas redes sociais on-line associadas a esses aplicativos, e;identificar e sistematizar a lógica dos serviços de recomendação e seus vínculos com om-commerce. Metodologicamente, analisa elementos próprios da arquitetura da informação dos aplicativos considerados, efetua a análise netnográfica dos espaços virtuais de interação dos consumidores e emprega a análise de conteúdo da comunicação existente nesses espaços em função do consumo. Dentre os principais resultados, constata a essencialidade da informação produzida por consumidores para a dinâmica do comércio mobile; a redução das etapas relacionadas à aquisição de produtos e contratação de serviços a partir do conhecimento prévio do perfil dos usuários; a importância da informação como insumo para a eficiência dos serviços de recomendação, e; a relação entre tais serviços, economia da atenção e o monitoramento do conteúdo informacional produzido por usuários/consumidores. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Fagundes Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bibliotecário da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação.

Referências

Não se aplica.

Downloads

Publicado

14.12.2018

Edição

Seção

Pesquisa em Foco

Como Citar

FARIA, André Fagundes. Consumo e informação: análise das práticas informacionais no contexto do comércio mobile a partir de aplicativos e redes sociais online. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 135–136, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3128. Acesso em: 6 dez. 2025.