Relações texto-música a partir do libreto de Augusto de Lima (1859-1934) na composição da personagem Marília da ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845-1925)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14791168

Palavras-chave:

Ópera Tiradentes, Ópera brasileira, Relação texto-música, Manoel Joaquim de Macedo Júnior., Augusto de Lima

Resumo

A ópera Tiradentes, de Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845-1925), foi composta a partir do libreto do escritor e político Antônio Augusto de Lima (1859-1934). O drama lírico orquestral, organizado em quatro atos e 31 personagens, trata acerca do movimento da Inconfidência Mineira ocorrido entre os anos de 1789 a 1792. Nosso texto promove uma breve informação acerca do libreto de Lima e sua relação com a escrita musical de Macedo na construção da personagem Marília.

Biografia do Autor

  • Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Graduada em Música/Performance pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Doutorado em Música pela UNICAMP (2019). Desde 2011 integra o quadro de professores efetivos da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como pianista e cravista em concertos sinfônicos, de câmara, óperas e concursos de canto.

  • Adriana Giarola Kayama, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Possui graduação em Bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de Artes - UNICAMP(1985), mestrado pela University of Washington(1987) e doutorado pela University of Washington(1990). Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, Adriana Giarola Kayama orientou inúmeras teses de doutorado cujos autores se estabeleceram como docentes no Brasil e no exterior. Sua atuação na área de performance musical abrange o ensino do canto, da canção brasileira, musicologia e ópera.

Referências

- Livro

LIMA, Augusto de. Tiradentes (drama lírico em quatro atos) (libreto). Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas de A Noite, 1937.

MAGNANI, Sergio. Expressão e comunicação na linguagem da música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1989.

- Dissertações ou Teses

OLIVEIRA, Patrícia Valadão Almeida de. Ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo Junior (1825-1945): resgate histórico, análise e edição da partitura. Universidade do Estado de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, 2019.

- Matéria de jornal

Assessoria de Imprensa UFMG: Exposição virtual faz passeio pelas telas da Ópera Tiradentes no Conservatório UFMG. Boletim UFMG. Belo Horizonte, 28 abr. 2020. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/exposicao-virtual-faz-passeio-pelas-telas-da-opera-tiradentes-no-conservatorio-ufmg. Acesso em: 10 abr. 2024.

- Partitura manuscrita

MACEDO, Manoel Joaquim de. Ópera Tiradentes. Partitura manuscrita, século XX.

- Partitura editorada em softwares como Finale, Sibelius e outros

OLIVEIRA, Patrícia Valadão Almeida de. Ópera Tiradentes. Sibelius. Instituto de Artes UNICAMP, SP, 2019. Partitura editorada

- Partitura editorada em softwares como Finale, Sibelius e outros

OLIVEIRA, Patrícia Valadão Almeida de. Ópera Tiradentes. Sibelius. Instituto de Artes UNICAMP, SP, 2019. Partitura editorada.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relações texto-música a partir do libreto de Augusto de Lima (1859-1934) na composição da personagem Marília da ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845-1925). (2024). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(2), 1-62. https://doi.org/10.5281/zenodo.14791168

Artigos Semelhantes

1-10 de 31

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.