O manuscrito da ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845-1925)
sua trajetória e identidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/3.1.2025.61038Palavras-chave:
Ópera Tiradentes, Ópera brasileira, Manoel Joaquim de Macedo Júnior, Antônio Augusto de Lima, Manuscrito musicalResumo
Nossa pesquisa contempla um estudo sobre a cópia do manuscrito autógrafo da ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845-1925) sob o libreto de Antônio Augusto de Lima (1859-1934). Apresentamos também a trajetória da obra desde o falecimento de Macedo até os dias atuais no século XXI, bem como a conservação e características físicas do material e os aspectos de grafia textual e musical do compositor. Desejamos somar à musicologia brasileira mais uma obra representante de nossa história e cultura.
Referências
- Livro
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. Escola de Música da UFMG: um estudo histórico (1925 – 1970). Belo Horizonte: Santa Edwiges, 1993.
- Dissertações ou Teses
FRÉSCA, Camila Ventura. Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925). São Paulo, 2014. Doutorado em Música. Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Patrícia Valadão Almeida de. Ópera Tiradentes, de Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845-1925): resgate histórico, análise e edição da partitura. Campinas, 2019. 942 f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
- Artigo em Periódico
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. A ópera Tiradentes de Manuel Joaquim de Macedo e Augusto de Lima. Latin American Music Review / Revista de Música Latino-Americana, University of Texas Press, v. 14, n. 1, p. 131-144,1993.
- Partitura manuscrita
MACEDO, Joaquim Manoel de. Ópera Tiradentes. Bruxelas. Partitura manuscrita.
- Vídeos
Disponível em: < https://youtu.be/38cA-qdxptc?si=nuP9QjC5a4XjQhXf. Acesso em: 22 jul. 2025. Ópera Tiradentes. Veiculado em: 22 fev. 2009. Dur: 07m03s