Africanias em encruzilhada
a presença preta na música vocal de concerto - um relato autoetnográfico
DOI:
https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48616Palavras-chave:
Africanias, Música Vocal Brasileira, Música afro-brasileira, PerformanceResumo
Este trabalho descreve os caminhos percorridos na pesquisa, preparação e performance de um recital afro-centrado, a partir de abordagem metodológica desenvolvida pelo grupo de pesquisa Africanias UFRJ, cruzando informações a respeito da peça selecionada (obra, compositor ou letrista) com a ementa e o programa curricular obrigatório do curso de bacharelado em canto. Foram selecionadas obras que apresentassem um dos seguintes aspectos: traços linguísticos, discursivos, musicais ou histórico-documentais que assegurassem a representatividade preta na música vocal de concerto. Além disso, foi realizada uma autoetnografia do recital, registrada em diário de campo. Com este trabalho, ilustramos a importância de, a partir de diferentes epistemologias, trazer perspectivas e abordagens para a performance da música vocal, ampliando as possibilidades desse campo de saber.
Downloads
Referências
- Livros
BRASIL. Lei n. 5869 de 11 de janeiro de 1973. Código de processo civil. Cap. 1, Seção 1, artigo 156. Disponível em
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869.htm. Acesso em 27/10/2023.
BRASIL. Lei n. 13105 de 16 de março de 2015. Código de processo civil. Cap. 1, Seção 1, artigo 192. Disponível em
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm. Acesso em 27/10/2023.
Capítulo de livro
BONVINI, Emilio. Línguas africanas e português falado no Brasil. In África no Brasil. A formação da língua portuguesa. Editora Contexto, São Paulo, 2008.
CASTRO, Yeda Pessoa de. Africanias: acolhendo as línguas africanas. In: OLIVEIRA, Jurema. Africanidades e brasilidades: literaturas e linguística. Org. Curitiba: Appris, 2018.
CHINI, Alexandre; CAETANO. Marcelo Moraes. Argumentação Jurídica indo além das palavras. Brasília, Edição do autor, 2020.
GLISSANT, Edouard. Introdução a uma Poética da Diversidade. Editora UFJF, Juiz de Fora, 2005.
HOUAISS, ANTONIO. O Português no Brasil: Pequena enciclopédia da cultura brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro, Unibrade, Unesco,EDUERJ, 1988.
- Artigo em Periódico
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricnidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92, 93 (jan-jun), p.96-82, 1988.
- Trabalho em Anais de Evento
ADOUR DA CAMARA, Andrea Albuquerque. Música, Memória e Africanias: o canto e a canção. Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas - V SIALA, 2014, Salvado Bahia. Disponível em www.siala.uneb.com.br. Acesso em 30 de setembro de 2014.
- Partitura manuscrita
BEZERRA, Rafael. Pegi-Gan. Rio de Janeiro, 2023. Partitura manuscrita.
- Vídeo
RECITAL DE FORMATURA AFRICANIAS EM ENCRUZILHADA: a presença preta na música vocal de concerto. MARIA, Paulo. Orientação ADOUR, Andrea. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em
https://www.youtube.com/playlist?list=PLTb7cKB_qhwB6T2Ta6BYvlQ-38sfTbyjh
- Entrevista
MARIA, Paulo. Diário de campo de Paulo Maria entre 2022 e 2023. Rio de Janeiro. Disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1jK6ZlafjWdiIfeXL13lu_no_s71FDOxo?usp=sharing. Acesso em 28 de outubro de 2023.