Entrevista com o Dr. Lenine Santos sobre o Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco - APHeCaB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48628

Palavras-chave:

Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco – APHECAB, Canção Brasileira de Câmara, Lenine Santos

Resumo

Entrevista realizada pela Dra. Patrícia Valadão (UFMG), Editora Adjunta da Revista de Música Vocal Erudita Brasileira, com o Dr. Lenine Santos, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, tendo por fio de condução o histórico da criação do grupo de pesquisa Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco – APHECAB, que abriga milhares de partituras de mais de 2.600 compositores, alguns deles desconhecidos e não biografados até o presente. Fonte para pesquisas em diversas áreas (performance e musicologia, principalmente), o APHECAB, nas palavras do professor Lenine Santos, foi escolhido pelos editores para inaugurar a Seção Entrevista da Revista de Música Vocal Erudita Brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Natural de Ipatinga – MG, pianista e cravista, é Doutora em Performance Musical pela UNICAMP. Integra o quadro de professores efetivos na Escola de Musica da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2011. Dirige o Programa "No Universo da Música" exibido semanalmente pela Rede Super de TV. Como cravista, atuou em importantes concertos solo ou acompanhada pelas orquestras Sinfônica de Minas Gerias, Filarmônica de Minas Gerias, Orquestra do Sesiminas e Filarmônica de Cuiabá. Como pianista solista, desenvolveu sua performance no Brasil e no exterior, tendo se apresentado no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal), Palácio de Mafra (Mafra, Portugal) e Teatro Nacional Argentino (La Plata, Argentina). Como pianista camerista realiza um intenso trabalho junto a cantores e instrumentistas de naipes diversificados em importantes salas de concerto do Brasil e exterior. Como pianista preparadora (correpetidora), tem em seu repertório mais de 40 títulos de obras musicais, entre oratórios e óperas. Pianista oficial dos concursos de canto internacionais Bidu Sayão (Brasil, 2000) e Luisa Todi (Setúbal/Lisboa, Portugal, desde 2007).

Lenine Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Canto pela UNESP-SP (2011) e Pós-doutorado na área de musicologia (FAPESP/UNICAMP). Tem atuado como docente em várias importantes instituições de ensino no Brasil, como a Faculdade Cantareira-SP, o Instituto de Artes da UNESP, Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), sendo professor convidado frequentemente a lecionar em vários festivais e cursos de música no Brasil e exterior. Atualmente é professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, integrando o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS) como membro permanente. Sua tese de doutorado, O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil, é dedicada à análise do cancioneiro brasileiro clássico, folclórico e popular como material para o ensino de canto no Brasil. Como pesquisador, além das investigações voltadas para a performance, musicologia e pedagogia do canto, trabalha na divulgação e interpretação da música de câmera brasileira em recitais e gravações, realizando estreias de reconhecidos compositores brasileiros, como Edmundo Villâni-Cortes, Osvaldo Lacerda, Achille Picchi, Amaral Vieira, Kilza Setti, Almeida Prado, Sérgio Vasconcelos Corrêa, Nestor de Hollanda Cavalcanti, Tim Rescala, Arrigo Barnabé, Harry Crowl e Gilberto Mendes.

Referências

--

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Valadão, P., & Santos, L. (2023). Entrevista com o Dr. Lenine Santos sobre o Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco - APHeCaB . Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 1(1), 1–9. https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48628

Edição

Seção

Entrevistas