UM PERFIL DE EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS / Egress Profile from the Physical Education course of the Universidade Federal de Minas Gerais

  • Renan Monticeli Furtado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Egressos, Mercado de trabalho, Educação Física, Graduates, Labor Market, Physical Education

Resumo

Este estudo investigou o perfil dos egressos formados em Educação Física na Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 2011 a 2017. Metodologicamente utilizamos a aplicação de um questionário semiestruturado disponibilizado na plataforma eletrônica Google Docs, através da ferramenta Formulários Google e para analise dos dados foi utilizado à ferramenta Planilhas Google. 101 egressos responderam e participaram da pesquisa e os dados demonstram que os campos de atuação com maior intervenção dos egressos são: Escola (22%), Personal Trainer (17,4%), Academias de Ginástica (14,4%), Escolinhas de esporte (12,9%) Treinamento funcional (6,8%), Alto rendimento esportivo (5,3%) e recreação (3,8%). 50% dos egressos se formaram como bacharéis, 30% como licenciados e 20% possuem as duas formações, sendo que, 35% dos egressos optaram por completar a formação e realizar pós-graduação latu sensu e/ou stricto sensu e 65% não realizou pós-graduação.

ABSTRACT

This study investigated the profile of graduates graduated in Physical Education at the Federal University of Minas Gerais from 2011 to 2017. Methodologically we used the application of a semistructured questionnaire made available in the electronic platform Google Docs, through the Google Forms tool and for analysis of the data was used to the Google Sheets tool. 101 graduates answered and participated in the research and the data show that the fields of action with the greatest intervention of the graduates are: School (22%), Personal Trainer (17.4%), Gymnastics Academies (14.4%), sport (12.9%) Functional training (6.8%), High sports performance (5.3%) and recreation (3.8%). 50% of graduates graduated as graduates, 30% as graduates and 20% have both training courses, 35% of graduates chose to complete the training and to perform post-graduation latu sensu and / or stricto sensu and 65% did not perform postgraduate studies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Monticeli Furtado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrando em Estudos do Lazer pela UFMG. Membro do  Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer (ORICOLÉ) da UFMG.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Docente da UFMG e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Pós-Doutor em Educação pela UFRJ. Editor da Revista Licere.

Publicado
2019-12-11
Como Citar
FURTADO, R. M.; FERREIRA ISAYAMA, H. UM PERFIL DE EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS / Egress Profile from the Physical Education course of the Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 3, p. 131-146, 11 dez. 2019.
Seção
ARTIGOS