PRÁTICAS EDUCATIVAS DE EDUCADORAS(ES) DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “ZÉ DE DEUS” EM COLINAS DO TOCANTINS (TO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.24726

Palavras-chave:

Identidade docente, Educação do campo, Pedagogia da alternância

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar reflexões sobre as práticas educativas de educadoras/es da Escola Família Agrícola (EFA) “Zé de Deus”, localizada no município de Colinas do Tocantins, no estado de Tocantins. O percurso metodológico da pesquisa tem como método a História oral, com narrativas de histórias de vida de seis professores. Como resultados, identificamos que, para se lecionar na EFA foi necessário lidar com novas propostas escolares e com metodologias de ensino mais adequadas ao contexto campesino. Os/as professores/as narraram que, ao entrarem em contato com a realidade da EFA “Zé de Deus”, aprenderam sobre a importância da educação dialógica, como base para a Pedagogia da Alternância; a construírem suas identidades docentes e seu protagonismo diante dos desafios e das possibilidades do contexto da EFA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alinne Conceição Alves Silva Dantas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins, Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Secretária Executiva na Universidade Federal do Tocantins- Câmpus de Araguaína.

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pedagoga. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (UFT).

Rejane Cleide de Medeiros Almeida, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em educação e agroecologia pela Universidade Estadual de Goiás, Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Ensino Superior do Departamento de Educação do Campo- Artes e Música, Vice-coordenadora e docente do Programa de pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins, Integra o coletivo de pesquisadores do Sub/7/Rede Universitas-Brasil. Integra a equipe de pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). Compõe o coletivo de pesquisadores da Universidade Nacional de Santiago Del Estero (UNSE), no Instituto de Desenvolvimento Social, (INDES), Santiago Del Estero-Argentina. Membra da IGS GRAMSCI Brasil

Referências

ALBERTI, Verena. Fontes Orais. História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Orais. São Paulo: Contexto, 2005, p. 155-202.

ARROYO. Miguel Gonzalo. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

ARROYO, Miguel Gonzalo. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2010.

CALDART, Rosely Salete. Educação do campo: Notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar/jun. 2009.

CORDEIRO, Georgina N.K., REIS, Neila da Silva, HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.

FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Rosely Salete. Primeira Conferência Nacional “Por uma educação Básica do campo”. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Rosely Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2018.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Quem Precisa de Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.

MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.) Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, nº 5, 2004.

MONTENEGRO, Antônio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 5.ed. São Paulo: Contexto 2003.

ROCHA-ANTUNES, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. Tempo Escola e Tempo Comunidade: Territórios Educativos na Educação do Campo. In: ROCHA-ANTUNES, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS Aracy Alves (Orgs.). Territórios Educativos na Educação do Campo: Escola, Comunidade e Movimentos Sociais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, maio-agosto, 2008, pp. 227-242.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar. Pesquisa Qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Revista Contrapontos. v. 3. n.3 p. 393-405- Itajaí, set./dez. 2003.

SCHIMITT, Deodete Maria das Neves. Escola Família Agrícola Zé de Deus e a formação de trabalhadores do campo em Colinas do Tocantins. 258 f. Tese (doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.

TOCANTINS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Escola Família Agrícola Zé de Deus. Colinas do Tocantins, 2017.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

DANTAS, A. C. A. S.; NAKASHIMA, R. H. R.; ALMEIDA, R. C. de M. PRÁTICAS EDUCATIVAS DE EDUCADORAS(ES) DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “ZÉ DE DEUS” EM COLINAS DO TOCANTINS (TO). Trabalho & Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 113–130, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.24726. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/24726. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS