PRÁTICAS EDUCATIVAS DE EDUCADORAS(ES) DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “ZÉ DE DEUS” EM COLINAS DO TOCANTINS (TO)
DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.24726Mots-clés :
Identidade docente, Educação do campo, Pedagogia da alternânciaRésumé
O objetivo do artigo é apresentar reflexões sobre as práticas educativas de educadoras/es da Escola Família Agrícola (EFA) “Zé de Deus”, localizada no município de Colinas do Tocantins, no estado de Tocantins. O percurso metodológico da pesquisa tem como método a História oral, com narrativas de histórias de vida de seis professores. Como resultados, identificamos que, para se lecionar na EFA foi necessário lidar com novas propostas escolares e com metodologias de ensino mais adequadas ao contexto campesino. Os/as professores/as narraram que, ao entrarem em contato com a realidade da EFA “Zé de Deus”, aprenderam sobre a importância da educação dialógica, como base para a Pedagogia da Alternância; a construírem suas identidades docentes e seu protagonismo diante dos desafios e das possibilidades do contexto da EFA.
Téléchargements
Références
ALBERTI, Verena. Fontes Orais. História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Orais. São Paulo: Contexto, 2005, p. 155-202.
ARROYO. Miguel Gonzalo. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
ARROYO, Miguel Gonzalo. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2010.
CALDART, Rosely Salete. Educação do campo: Notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar/jun. 2009.
CORDEIRO, Georgina N.K., REIS, Neila da Silva, HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Rosely Salete. Primeira Conferência Nacional “Por uma educação Básica do campo”. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Rosely Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Quem Precisa de Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.
MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.) Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, nº 5, 2004.
MONTENEGRO, Antônio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 5.ed. São Paulo: Contexto 2003.
ROCHA-ANTUNES, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. Tempo Escola e Tempo Comunidade: Territórios Educativos na Educação do Campo. In: ROCHA-ANTUNES, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS Aracy Alves (Orgs.). Territórios Educativos na Educação do Campo: Escola, Comunidade e Movimentos Sociais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, maio-agosto, 2008, pp. 227-242.
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar. Pesquisa Qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Revista Contrapontos. v. 3. n.3 p. 393-405- Itajaí, set./dez. 2003.
SCHIMITT, Deodete Maria das Neves. Escola Família Agrícola Zé de Deus e a formação de trabalhadores do campo em Colinas do Tocantins. 258 f. Tese (doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.
TOCANTINS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Escola Família Agrícola Zé de Deus. Colinas do Tocantins, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Trabalho & Educação 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.