POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO PARA OS TRABALHADORES DE TURISMO NO MARANHÃO
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS QUALIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.29601Palavras-chave:
Qualificação, Trabalhador, TurismoResumo
Este estudo analisa políticas de qualificação para os trabalhadores do setor de turismo no Maranhão sob a ótica do Programa Mais Qualificação da Secretaria de Estado do Turismo. Esta pesquisa tem como objetivos específicos identificar ações do programa; verificar dificuldades enfrentadas pelo programa Mais Qualificação e Turismo durante a execução e desvelar as perspectivas do programa. Esta foi uma pesquisa qualitativa com uma abordagem exploratório-descritiva, analisando assim os dados empíricos e teóricos referente ao tema; a entrevista foi a técnica de coleta de dados aplicada aos gestores públicos que executam o programa. Com isso, foi possível concluir que, a qualificação para o segmento turístico é um diferencial competitivo e, além disso, leva a aprendizagem de novos conhecimentos, habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho turístico, o que o caracteriza, também, uma estratégia de reprodução das exigências do capital.
Downloads
Referências
ALBERTO, Laura Cristina Foz Rodrigues. O fator humano: fator de estratégia competitiva e segmentação do turismo. In: FURTADO, Silvana Mello; VIEIRA, Francisco (orgs). Hospitalidade: Turismo e Estratégias segmentadas. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ANSARAH, Marília Gomes dos Reis. Formação e capacitação do profissional em turismo e hotelaria: reflexões e cadastro das instituições educacionais no Brasil. São Paulo, Aleph, 2002.
AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque; Pesquisa Qualitativa: Rigor Metodológico no Tratamento da Teoria dos Custos de Transação em Artigos Apresentados nos Congressos da Sober (2007-2011). RESR, Piracicaba- SP, v. 51, n. 4, p. 745-764, out/dez 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/resr/v51n4/a07v51n4.pdf. Acesso em: 26 set. 2019.
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional do Turismo: diretrizes, metas e programas 2018-2022. Brasília: MTur, 2018. 162 p. Disponível em: www.turismo.gov.br/2015-03-09-13-54-27.htm. Acesso em: 4 jun. 2019.
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano: Política Nacional de Qualificação no Turismo - PNQT. Brasília: MTur, 2017. 64p. Disponível em: www.turismo.gov.br/política-nacional-de-qualificação.htm. Acesso em: 4 jun. 2019.
CANTON, Antonia Marisa. Os Eventos no Contexto da Hospitalidade- Um Produto e um Serviço Diferencial. In: DIAS, Célia Maria de Moraes (org). Hospitalidade: Reflexões e Perspectivas. São Paulo: Manole, 2002.
CARDANO, M. Manual de pesquisa qualitativa: contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
CARVALHO, Celso do Prado F. A educação cidadã na visão empresarial: polêmicas do nosso tempo. Campinas – SP: Autores Associados, 1999.
CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Hospitalidade turística e fenômeno urbano no Brasil: considerações gerais. In: DIAS, Célia Maria de Moraes (org). Hospitalidade: Reflexões e Perspectivas. São Paulo: Manole, 2002.
DELUIZ, Neise. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro: Shape Editora, 1995.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
KVALE, S. An introduction to qualitative research interviewing. Thousand Oaks: Calif; Sage, 1992.
SETUR, Secretaria de Estado do Turismo. Plano Estratégico do Turismo. São Luís -MA, 2019.
SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete S. B. (orgs.) Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas, SP Papirus, 2002.
SPINELLI, Sara M. A importância da formação profissional em turismo. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete S. B. (orgs.) Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas, SP Papirus, 2002.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. Campinas – SP: Papirus, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.