TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)

DA PRÁXIS EM CONSTRUÇÃO À REIFICAÇÃO DOS EDUCADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.39981

Palavras-chave:

Trabalho Alienado, Educadores de Jovens e Adultos, Projovem Urbano

Resumo

A criação da Política Nacional da Juventude (PNJ) consolidou a democratização do acesso ao ensino fundamental, resgatando o debate acerca da formação de educadores de jovens e adultos no Brasil. Em 2005, o governo federal instituiu o programa de formação inicial e continuada para adaptar os docentes à proposta pedagógica do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). De fato, existia uma lacuna a ser preenchida, dada a necessidade de modificar o perfil alfabetizador perpetuado historicamente na EJA. Nessa direção, o artigo investigou os novos sentidos do trabalho docente, especificamente, a formação inicial e continuada. Para isso, recorremos ao materialismo histórico dialético, de modo a revelar os fios invisíveis entre o direito à educação e o dever de educar do Estado. O resultado da pesquisa qualitativa realizada através de levantamento bibliográfico e análise documental aponta para realidades distintas, reafirmando a precarização do trabalho docente frente às exigências do “educador polivalente”; de formação aligeirada; de critérios político-eleitoreiros para escolha de docentes etc. Notadamente, as formas de apropriação do programa pela “pequena política” reforçaram o distanciamento entre a teoria e a prática, ou seja, os objetivos do programa e a necessidade social dos trabalhadores docentes, refletindo na qualidade social da educação dos jovens e adultos trabalhadores.

 

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Biografia do Autor

Leandro Gaspar, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade
Federal Fluminense (UFF). Professor de Educação Básica na Prefeitura de Santos.

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

GASPAR, L. TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO): DA PRÁXIS EM CONSTRUÇÃO À REIFICAÇÃO DOS EDUCADORES. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 162–181, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.39981. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/39981. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS