TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)
DA PRÁXIS EM CONSTRUÇÃO À REIFICAÇÃO DOS EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.39981Palavras-chave:
Trabalho Alienado, Educadores de Jovens e Adultos, Projovem UrbanoResumo
A criação da Política Nacional da Juventude (PNJ) consolidou a democratização do acesso ao ensino fundamental, resgatando o debate acerca da formação de educadores de jovens e adultos no Brasil. Em 2005, o governo federal instituiu o programa de formação inicial e continuada para adaptar os docentes à proposta pedagógica do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). De fato, existia uma lacuna a ser preenchida, dada a necessidade de modificar o perfil alfabetizador perpetuado historicamente na EJA. Nessa direção, o artigo investigou os novos sentidos do trabalho docente, especificamente, a formação inicial e continuada. Para isso, recorremos ao materialismo histórico dialético, de modo a revelar os fios invisíveis entre o direito à educação e o dever de educar do Estado. O resultado da pesquisa qualitativa realizada através de levantamento bibliográfico e análise documental aponta para realidades distintas, reafirmando a precarização do trabalho docente frente às exigências do “educador polivalente”; de formação aligeirada; de critérios político-eleitoreiros para escolha de docentes etc. Notadamente, as formas de apropriação do programa pela “pequena política” reforçaram o distanciamento entre a teoria e a prática, ou seja, os objetivos do programa e a necessidade social dos trabalhadores docentes, refletindo na qualidade social da educação dos jovens e adultos trabalhadores.
Downloads
Referências
ARAÙJO, Ronaldo; ARAÙJO, Maria Auxiliadora. Trabalho Docente Precarizado versus Discurso Qualificante no Projovem de Belém – PA. VII Seminário Redestrado – Nuevas Regulaciones en América Latina. Buenos Aires, 3, 4 e 5 de julho de 2008.
ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e Adultos. (In.) SOARES, Leôncio. (Org.). Formação de Educadores Jovens e Adultos. Autêntica. SECAD-MEC/UNESCO. 2006. Disponível em: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acesso em: 07 jan. 2022.
BARBOZA, Jamille; SANTOS, Cléber; ARAÙJO, Manuela. Interdisciplinaridade no Projovem Urbano: uma prática em construção. In: Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, 5. Anais. São Cristóvão. 2011. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/10480?mode=full. Acesso em: 07 jan. 2022.
BASSO, Itacy. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES vol. 19, nº 44. Abril. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003. Acesso em: 07 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008a. Dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem, instituído pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11692.htm. Acesso em: 07 jan. 2022.
BRASIL. Projeto Pedagógico Integrado do Projovem Urbano. Secretaria Geral da Presidência da República. Secretaria Nacional da Juventude. Brasília. 2008b. Disponível em: http://docplayer.com.br/29467643-Projeto-pedagogico-integrado-do-projovem-urbano.html. Acesso em: 07 jan. 2022.
BRASIL. Plano Nacional de Formação para Gestores, Formadores e Educadores do Projovem Urbano. Secretaria Geral da Presidência da República. 2008c.
BRASIL. Manual do Educador do Projovem Urbano: Orientações Gerais. Secretaria Nacional da Juventude. 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/50635823-Manual-do-educador-orientacoes-gerais.html. Acesso em: 07 jan. 2022.
FERREIRA, Maria Inês. Educadores e a implementação de diretrizes contra desigualdades: o caso do Projovem Urbano. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 1, p. 161-175, jan./mar. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100011. Acesso em: 07 jan. 2022.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 3: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a Política. Ed.: Civilização Brasileira. 3ª edição. 2007.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Ed.: Civilização Brasileira. 3ª edição. 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6ª edição. Editora Cortez. São Paulo. Coleção Questões da nossa época, v. 77. 2006.
MACEDO, Paula. O Projovem e a alienação do trabalho docente. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo. De O capital à Revolução de Outubro (1867 – 1917). 2017. Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/MManteriores/MM2017/anais2017/MC76/mc762.pdf. Acesso em: 07 jan. 2022.
MACIEL, Karen. O Projovem pelo olhar de educandos e educadores na cidade do Rio de Janeiro: potencialidades emancipatórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B-sE2Ar37CoNb1FWTl9kc3pPOFU/edit?resourcekey=0-pHErP2TcYMh3ihe09cXLnA. Acesso em: 07 jan. 2022.
MARX, Karl; Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã. Ed.: Boitempo. São Paulo. 2007.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. Editora Boitempo. São Paulo. 2010.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 29ª edição. Civilização Brasileira. 2011.
MÈSZÁROS, István. A Teoria da Alienação em Marx. Editora Boitempo. 2006.
MIRANDA, Kênia. Trabalho Intelectual e Consciência de Classe. Colóquio Marx e o Marxismo 2011: teoria e prática. Universidade Federal Fluminense – Niterói – RJ – de 28/11/2011 a 01/12/2011. Disponível em: https://niepmarx.blog.br/MManteriores/MM2011/TrabalhosPDF/AMC462F.pdf. Acesso em: 07 jan. 2022.
SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575. Acesso em: 07 jan. 2022.
VERÍSSIMO, Ana Maria. Representações sociais de educadores do Projovem sobre sua prática pedagógica no programa. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estácio de Sá. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp111317.pdf. Acesso em: 07 jan. 2022.
VIGANO, Samira. Constituições identitárias no Projovem Urbano de Santa Catarina: um olhar na docência. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129530. Acesso em: 07 jan. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.