A FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS E A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.40949Palavras-chave:
Formação de intelectuais, Administração escolar, Escola unitáriaResumo
As políticas públicas nas primeiras décadas do século XXI no Brasil, que possibilitaram a expansão da educação profissional e tecnológica, trouxeram consigo uma proposta de educação integrada. Os educadores em torno da educação integrada consideram a necessidade de articular o ensino profissional e o ensino médio, de acordo com a concepção gramsciana de "trabalho como princípio educativo" e de "escola unitária". Esta pesquisa parte do pressuposto de que a administração escolar, inserida num projeto de transformação social no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), não separa os aspectos administrativos e educativos, mas sim os considera como um único e mesmo processo que contribui na formação de intelectuais (dirigentes). A pesquisa é de cunho qualitativo e os procedimentos metodológicos adotados correspondem a uma análise documental e de literatura. Assim, o objetivo da pesquisa é compreender as possibilidades de formação de intelectuais na educação integrada, considerando que suas bases conceituais estão alinhadas ao referencial teórico-metodológico marxista.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29/12/2008: Cria a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Brasília: Planalto Central, D.O.U. DE 30/12/2008, p. 1 com alterações da Lei 12.863, de 24/09/2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 27 de nov. 2020.
BRASIL. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao ensino Médio: Documento Base. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, 2007.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 1. edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, 2. ed. Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2. edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, 2. ed. Civilização Brasileira, 2001.
HORTA, José Silvério Baia. A Educação Na Itália Fascista: As Reformas Gentile (1922-1923). História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 12, n. 24, p. 179-223, jan. abr. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/viewFile/29249/pdf Acesso em: 27 de nov. 2020.
IFSULDEMINAS. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). Pouso Alegre, 2021. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/historico-dos-pdis Acesso em: 24 de ago. de 2022.
IFSULDEMINAS. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do campus Poços de Caldas. Poços de Caldas, 2019a. Disponível em: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/documentos-tecnico-administracao-integrado Acesso em: 24 de ado. 2022.
IFSULDEMINAS. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do campus Poços de Caldas. Poços de Caldas, 2019b. Disponível em: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/cursos-tecnicos-integrados/tecnico-em-informatica/documentos-tecnico-informatica-integrado Acesso em: 24 de ado. 2022.
IFSULDEMINAS. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do campus Poços de Caldas. Poços de Caldas, 2019c. Disponível em: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/cursos-tecnicos-integrados/tecnico-eletrotecnica-integrado/documentos-tecnico-eletrotecnica-integrado Acesso em: 24 de ado. 2022.
JÚNIOR, Severino Domingos; COSTA, Francisco José. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e PhraseCompletion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia. São Paulo, v. 15, p. 1-16, out. 2014. Disponível em: http://www.revistapmkt.com.br/Portals/9/Volumes/15/1_Mensura%C3%A7%C3%A3o%20e%20Escalas%20de%20Verifica%C3%A7%C3%A3o%20uma%20An%C3%A1lise%20Comparativa%20das%20Escalas%20de%20Likert%20e%20Phrase%20Completion.pdf Acesso em: 27 de nov. 2020.
NOSELLA, Paolo. Ensino Médio: unitário ou multiforme. Revista Brasileira de Educação. v. 20, n. 60, jan.-mar. de 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478-rbedu-20-60-0121.pdf Acesso: 18 de ago. 2022.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: Introdução Crítica. São Paulo, 17 ed. Editora Cortez, 2012.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo, 2 ed. Editora Intermeios, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.