A FORMAÇÃO INICIAL EM PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO

UMA ANÁLISE COMPARADA DE CASOS EM MUNICÍPIOS DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.41320

Palavras-chave:

Planos de carreira docente, Valorização docente, Formação inicial

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a dimensão da formação nos planos de carreira do magistério. A partir do foco na formação inicial de ingresso em redes municipais, analise os problemas da definição da forma de ingresso a partir de três casos exemplares em municípios paranaenses: Itaperuçu, Pinhais e Quatro Barras. As principais conclusões mostram que há uma relação de retroalimentação entre a oferta dos cursos de nível médio por parte do estado do Paraná e oferta de vagas por parte dos munícipios.

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Biografia do Autor

Michele Jiombra Alves de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em pedagogia também pela
Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora no setor privado na região metropolitana de
Curitiba

Andrea Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora e mestre em educação pela Universidade de São Paulo. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular do Setor de Educação da UFPR. 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

OLIVEIRA, M. J. A. de; GOUVEIA, A. B. A FORMAÇÃO INICIAL EM PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO: UMA ANÁLISE COMPARADA DE CASOS EM MUNICÍPIOS DO PARANÁ. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 63–74, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.41320. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41320. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS