TRANSIÇÕES ESCOLA-TRABALHO EM TEMPOS DE CRISE PANDÉMICA
CONTRIBUTOS PARA A COMPREENSÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE JOVENS NEET
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.41849Palavras-chave:
Jovens NEET, Transição escola-trabalho, Covid-19Resumo
Nas últimas décadas, a transição para a vida adulta tem vindo a tornar-se mais complexa e prolongada, não raras vezes intermitente e reversível. Este fenômeno tem dado visibilidade a uma série de constrangimentos que afetam o desenvolvimento das trajetórias dos jovens, dos quais se destaca a precariedade laboral e o desemprego, culminando em conjunturas NEET (not in employment, education or training). Para quem já enfrentava uma posição de maior vulnerabilidade a flutuações estruturais, os constrangimentos desencadeados pela pandemia de Covid-19 vieram ampliar e adensar as dificuldades dos jovens no processo de transição para a vida adulta. Enquanto terceira fase de um estudo de caso sobre os jovens que não estudam nem trabalham, neste trabalho propomo-nos a revisitar algumas das conclusões mais relevantes reunidas em etapas anteriores, relacionando-as com um conjunto de perceções geradas a partir de um focus group com participantes integrados numa resposta pública para jovens NEET do município de Sintra (Portugal) – razões, desafios e vivências da situação NEET; e perceções sobre o sistema educativo, transições e mercado de trabalho.
Downloads
Referências
ALCOFORADO, Luís. Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Dissertação (Doutoramento em Ciências da Educação) – Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2008.
ALVES, Mariana Gaio. Trajectórias de inserção profissional: uma música sem maestro? In: Pardal, L.; Martins, A.; Sousa, C.; Dujo, A.; Placco, V. (org.). Educação e Trabalho: representações, competência e trajetórias. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Ciências da Educação, 2007. p. 305-319.
AMADO, João. Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.
CALLEJO, Javier. El Grupo de Discusión: introducción a una práctica de investigación. Barcelona: Ariel, 2001.
CALVO, Alfredo Hernando. Viaje a la escuela del siglo XXI. Así trabajan los colegios más inovadores del mundo. Madrid: Fundación Telefónica, 2015.
CLEARY, Jennifer; KERRIGAN, Monica & VAN NOY, Michelle. Towards a New Understanding of Labor Market Alignment. In: Paulsen, M. (Ed.). Higher Education: Handbook of Theory and Research Springer, 2017. p. 577-629.
CNE. Recomendação: perspetivar o futuro do Ensino Profissional. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2021.
CNE. O Estado da Educação 2019. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2020.
COLLARD, Paul & LOONEY, Janet. Nurturing creativity in education. European Journal of Education, v. 49, n. 3, p. 348-364, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ejed.12090. Acesso em: 18 abr. 2022.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. UNESCO: Editora Cortez, 2010.
DIÁRIO DA REPÚBLICA. Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Diário da República, n.º 143/2017, Série II. Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620. Acesso em: 7 abr. 2022.
DICKS, Alexander & LEVELS, Mark. NEET during the School-to-Work Transition in the Netherlands. In: Levels, M.; Brzinsky-Fay, C.; Holmes, C.; Jongbloed, J.; Taki, H. (Eds). The Dynamics of Marginalized Youth. Not in Education, Employment, or Training Around the World. London and New York: Routledge Taylor and Francis Group, 2022. p. 25-55.
ESTANQUE, Elísio. Trabalho, desigualdades sociais e sindicalismo. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 71, p. 113-140, 2005. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/1023. Acesso em: 10 jun. 2022.
EUROFOUND. Impact of COVID-19 on young people in the EU. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2021.
EUROFOUND. Exploring the Diversity of NEETs. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2016.
EUROFOUND. NEETs – Young people not in employment, education or training: Characteristics, costs and policy responses in Europe. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2012.
FRIAS, Mafada, ALCOFORADO, Luís & CORDEIRO, António Manuel Rochette. The NEET phenomenon and dynamics of school-to-work transition: characterisation as support to the definition of local strategic actions. International Review of Education (no prelo).
FRIAS, Mafalda, ALCOFORADO, Luís & CORDEIRO, António Manuel Rochette. Fenómeno NEET. Desafios para uma nova compreensão das transições para a vida adulta. Dirigir & Formar, Instituto do Emprego e Formação Profissional, n. 30, p. 46-50, 2021. Disponível em: https://opac.iefp.pt/Images/winlibimg.aspx?skey=&doc=90854&img=3649. Acesso em: 19 jun. 2022.
FRIAS, Mafalda, ALCOFORADO, Luís & CORDEIRO, António Manuel Rochette. O Caso dos Jovens Nem Nem: novas trajetórias, novos desafios. Práxis Educacional, v. 16, n. 42, p. 186-216, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7348. Acesso em: 11 jul. 2022.
GUERREIRO, Maria das Dores & ABRANTES, Pedro. Transições Incertas. Os Jovens perante o Trabalho e a Família. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, 2007.
HEWISON, Kevin. Precarious Work. In: Edgell, S.; Gottfried, H.; Granter, E. (org.). The Sage Handbook of Sociology of Work and Employment. London: Sage, 2016. p. 428-443.
ILO. Global Employment Trends for Youth 2020: Technology and the future of jobs. Geneva: International Labour Office, 2020a.
ILO. Monitor: Covid-19 and the world of work. Fourth edition Updated estimates and analysis. International Labor Organization, 2020b.
ILO. Youth and Covid-19: impacts on jobs, education, rights and mental well-being. Survey Report 2020. International Labor Organization, 2020c.
KOVÁCS, Ilona. Emprego flexível em Portugal. Sociologias, v. 6, n. 12, p. 32-67, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5489. Acesso em: 23 abr. 2022.
LEVELS, Mark; BRZINSKY-FAY, Christian; HOLMES, Craig; JONGBLOED, Janine & TAKI, Hirofumi. The Dynamics of Marginalized Youth. Not in Education, Employment, or Training Around the World. London and New York: Routledge Taylor and Francis Group, 2022.
OCDE. Education at a Glance 2021: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2021.
ORTEGA, Magdalena Suárez. El Grupo de Discusión: Una Herramienta para la Investigación Cualitativa. Barcelona: Laertes, 2005.
PAIS, José Machado. Ganchos, Tachos e Biscates: jovens, trabalho e futuro. 4. Ed. Berlin: GD Publishing / Edições Machado, 2016.
ROBINSON, Ken. O elemento. Porto: Porto Editora, 2010.
SCHOON, Ingrid. Parental worklessness and the experience of NEET among their offspring. Evidence from the Longitudinal Study of young people in England (LSYPE). Longitudinal and Life Course Studies, v. 5, n. 2, p. 129-150, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14301/llcs.v5i2.279. Acesso em: 15 mar. 2022.
SHORT, Maureen & KELLER-BELL, Yolanda. Essential skills for the 21st century workforce. In: Khosrow-Pour. M. (Ed.). Research Anthology on Developing Critical Thinking Skills in Students IGI Global, 2021. p. 97-110.
STRECKER, Tanja; LÓPEZ, Joffre & CABASÉS, Àngels. Examining NEET situations in Spain: Labour Market, Discourses and Policies. Journal of Applied Youth Studies n. 4, p.119–134, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s43151-021-00048-2. Acesso em: 12 jul. 2022.
TRINDADE, Rui & COSME, Ariana. Educar e Aprender na Escola - Questões, desafios e respostas pedagógicas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manoel Leão, 2010.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos - Um novo contrato social para a educação. Relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Paris: UNESCO/ Fundação SM, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.