OS SENTIDOS DO TRABALHO NAS VOZES DE TRABALHADORES-ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.43919Palavras-chave:
Educação, EJA, Sentidos do trabalho, TrabalhoResumo
Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes (TEs) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de uma pesquisa qualitativa, realizamos uma entrevista semiestruturada com sete trabalhadores-estudantes matriculados no 1º e 2º segmentos da EJA em uma escola pública de Santa Maria – DF. A partir da proposta dos núcleos de significação formulada por Aguiar, Soares e Machado (2015) e Aguiar e Ozella (2013), foram construídos, a partir dos relatos dos participantes, quatro núcleos de significação. A síntese de nossa análise possibilitou-nos inferir: i. que a construção de sentidos é mediada pela centralidade do trabalho nas formas de viver e sobreviver, ii. Os sujeitos da EJA carregam marcas sociais relevantes nos processos de subjetivação do ser trabalhador(a) em conformidade com as significações sociais valoradas a partir da sociabilidade capitalista, iii. emergiram sentidos que os formam a partir das experiências sociais e saberes apreendidos no trabalho, configurando as formas de existir e resistir no mundo.
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