OS SENTIDOS DO TRABALHO NAS VOZES DE TRABALHADORES-ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.43919

Palavras-chave:

Educação, EJA, Sentidos do trabalho, Trabalho

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes (TEs) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de uma pesquisa qualitativa, realizamos uma entrevista semiestruturada com sete trabalhadores-estudantes matriculados no 1º e 2º segmentos da EJA em uma escola pública de Santa Maria – DF. A partir da proposta dos núcleos de significação formulada por Aguiar, Soares e Machado (2015) e Aguiar e Ozella (2013), foram construídos, a partir dos relatos dos participantes, quatro núcleos de significação. A síntese de nossa análise possibilitou-nos inferir: i. que a construção de sentidos é mediada pela centralidade do trabalho nas formas de viver e sobreviver, ii. Os sujeitos da EJA carregam marcas sociais relevantes nos processos de subjetivação do ser trabalhador(a) em conformidade com as significações sociais valoradas a partir da sociabilidade capitalista, iii. emergiram sentidos que os formam a partir das experiências sociais e saberes apreendidos no trabalho, configurando as formas de existir e resistir no mundo.

Biografia do Autor

  • Darc Lene Braga Pereira, Instituto Federal de Goiás

    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Goiás. Docente da SEEDF. Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Campus Goiânia/IFG

  • Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Goiânia. Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Campus Goiânia/IFG.

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Publicado

2024-10-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

OS SENTIDOS DO TRABALHO NAS VOZES DE TRABALHADORES-ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 70–87, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.43919. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/43919. Acesso em: 19 dez. 2024.

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