COVID-19

DESIGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO ENTRE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • José Roberto Abreu de Carvalho Junior Universidade Federal de Viçosa (UFV) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Guarapari https://orcid.org/0000-0002-6016-3667
  • Wescley Silva Xavier Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.44651

Palavras-chave:

Pandemia, Mundo do trabalho, Universidade Pública

Resumo

Em uma sociedade brasileira caracterizada como machista e racista e em meio à crise socioeconômica e humanitária provocada pelo novo coronavírus, o objetivo do artigo foi verificar se a pandemia de Covid-19 afetou diferentemente a situação no mercado de trabalho entre os egressos do ensino superior público brasileiro em função do seu gênero e da sua cor/raça. Para tanto, aplicamos, em 2021, um questionário eletrônico a 11.458 egressos, de 248 cursos de graduação, de 18 universidades federais brasileiras. Por meio do Teste t de Student, comparamos a situação no mercado de trabalho durante a pandemia de Covid-19 entre egressos de gênero masculino e feminino e entre egressos brancos e negros. Os resultados sugerem que, durante a pandemia de Covid-19, egressos negros e egressas de gênero feminino sentiram maior ameaça com a estabilidade do seu emprego, que o seu processo de obter um emprego ou promoção no mercado de trabalho foi mais dificultado e que a sua situação no mercado de trabalho, em geral, foi mais piorada em relação aos egressos brancos e de gênero masculino. Logo, os resultados sugerem que crises como a da pandemia de Covid-19, aliadas a ineficazes políticas governamentais para seu enfrentamento, afetam mais negativamente justamente a população mais vulnerável socialmente, como as mulheres e a população negra.

Biografia do Autor

  • José Roberto Abreu de Carvalho Junior, Universidade Federal de Viçosa (UFV) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Guarapari

    Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Administrador do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Guarapari. E-mail: jose.r.carvalho@ufv.br.

  • Wescley Silva Xavier, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, é Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mail: wescley@ufv.br.

  • Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, é Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mail: marcoaurelio@ufv.br.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ANDREWS, George Reid. Racial inequality in Brazil and the United States, 1990-2010. Journal of Social History, v. 47, n. 4, p. 829–854, 2014.

ARAÚJO, Juliana Maria de; FARIA, Evandro Rodrigues de; FERREIRA, Marco Aurelio Marques. A lei complementar 123/06 e suas implicações no desenvolvimento do município de Viçosa-MG. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 16, p. 111–126, 2022.

ÁVILA, Rebeca Contrera. Formação das mulheres nas escolas de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 1, p. 142–149, 2014.

BECKER, Gary Stanley. Human capital: a theoretical and empirical analysis. New York: Columbia University Press, 1964.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 25-57.

BOBBITT-ZEHER, Donna. The gender income gap and the role of education. Sociology of Education, v. 80, n. 1, p. 1–22, 2007.

BORGES, Glauco José Ribeiro; SOARES, Sandro Vieira; LIMA, Carlos Rogério Montenegro de; SARQUIS, Aléssio Bessa; BOING, Isabella Ramos. Panorama do uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre marketing de relacionamento com egressos. Revista de Administação, Sociedade e Inovação, v. 6, n. 3, p. 78–97, 2020.

BRIDI, Maria Aparecida. A pandemia Covid-19: crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 141–165, 2020.

CALLEFI, Jéssica Syrio; SANTOS, Fernando César Almada. Elaboração e validação do questionário cultura organizacional, competências do trabalhador e satisfação no trabalho. RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 13, n. 1, p. 74–96, 2022.

COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 969–978, 2020.

D’AGUIAR, Steve; HARRISON, Neil. Returning from earning: UK graduates returning to postgraduate study, with particular respect to STEM subjects, gender and ethnicity. Journal of Education and Work, v. 29, n. 5, p. 584–613, 2016.

DAMÁZIO, Dioni da Rosa; SOARES, Sandro Vieira; LIMA, Carlos Rogério Montenegro de. O uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre avaliação da implementação de sistemas de informação em saúde. Revista de Gestão e Secretariado, v. 11, n. 3, p. 109–132, 2020.

DAVIES, Scott; GUPPY, Neil. Fields of study, college selectivity, and student inequalities in higher education. Social Forces, v. 75, n. 4, p. 1417–1438, 1997.

DI PIETRO, Giorgio; CUTILLO, Andrea. University quality and labour market outcomes in Italy. Labour, v. 20, n. 1, p. 37–62, 2006.

DURYEA, Suzanne; FREITAS, Luísa Baptista de; OZEMELA, Luana Marques-Garcia; SAMPAIO, Breno; SAMPAIO, Gustavo R.; TREVISAN, Giuseppe. Universities and intergenerational social mobility in Brazil: examining patterns by race and gender. Journal of Economics, Race, and Policy, v. 2, n. 4, p. 240–256, 2019.

ESPINOZA, Oscar; GONZÁLEZ, Luis Eduardo; MCGINN, Noel; CASTILLO, Dante; SANDOVAL, Luis. Family background, secondary school and university prestige: contributors to income inequality in Chile. Issues in Educational Research, v. 28, n. 4, p. 918–939, 2018.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 5. ed. São Paulo: Globo, 2012.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global Editora, 2013a.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2013b.

FERNANDEZ, Brena Paula Magno. Teto de vidro, piso pegajoso e desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro à luz da economia feminista: por que as iniquidades persistem? Revista Cadernos de Campo, n. 26, p. 79–103, 2019.

FERREIRA, Marcos; GIULIANI, Thais. Os estilos de resolução de conflitos da Geração Z. Revista Organizações em Contexto, v. 18, n. 35, p. 27–49, 2022.

FRANCIS-TAN, Andrew; TANNURI-PIANTO, Maria. Black Movement: using discontinuities in admissions to study the effects of college quality and affirmative action. Journal of Development Economics, v. 135, p. 97–116, 2018.

GADDIS, Michael S. Discrimination in the credential society: an audit study of race and college selectivity in the labor market. Social Forces, v. 93, n. 4, p. 1451–1459, 2015.

GERBER, Theodore P.; SCHAEFER, David R. Horizontal stratification of higher education in Russia: trends, gender differences, and labor market outcomes. Sociology of Education, v. 77, n. 1, p. 32–59, 2004.

GUEDES, Moema de Castro; ARAÚJO, Clara. Desigualdades de gênero, família e trabalho: mudanças e permanências no cenário Brasileiro. Revista Gênero, v. 12, n. 1, p. 61–79, 2011.

GUIMARÃES, Nadya Araújo. Os desafios da eqüidade: reestruturação e desigualdades de gênero e raça no Brasil. Cadernos Pagu, n. 17–18, p. 237–266, 2002.

GUIMARÃES, Nadya Araújo; ANDRADA, Ana Carolina; PICANÇO, Monise Fernandes. Transitando entre universidade e trabalho: trajetórias desiguais e políticas afirmativas. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 172, p. 284–310, 2019.

HAIR, Joseph F.; BLACK, Bill; BABIN, Barry; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise Multivariada de Dados. 6a ed. São Paulo, SP, Brasil: Bookman Companhia Editora Ltda, 2009.

HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

HASENBALG, Carlos Alfredo. Raça, classe e mobilidade. In: GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos Alfredo (Orgs.). Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982a. p. 67-70.

HASENBALG, Carlos Alfredo. O negro na publicidade. In: GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos Alfredo (Orgs.). Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982b. p. 103-113.

HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça: interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, v. 26, n. 1, p. 61–73, 2014.

HOUT, Michael. Status, autonomy, and training in occupational mobility. American Journal of Sociology, v. 89, n. 6, p. 1379–1409, 1984.

HOUT, Michael. More universalism, less structural mobility: the american occupational structure in the 1980s. American Journal of Sociology, v. 93, n. 6, p. 1358–1400, 1988.

IANNELLI, Cristina; GAMORAN, Adam; PATERSON, Lindsay. Fields of study: horizontal or vertical differentiation within higher education sectors? Research in Social Stratification and Mobility, v. 57, n. June, p. 11–23, 2018.

IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Estudos e Pesquisas - Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 41, p. 1–12, 2019.

JUNG, Jisun; LEE, Soo Jeung. Influence of university prestige on graduate wage and job satisfaction: the case of South Korea. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 38, n. 3, p. 297–315, 2016.

KARLSON, Kristian Bernt. College as equalizer? Testing the selectivity hypothesis. Social Science Research, v. 80, p. 216–229, 2019.

KIM, Jeongeun; KIM, Jiyun; JAQUETTE, Ozan; BASTEDO, Michael N. Institutional stratification and the postcollege labor market: comparing job satisfaction and prestige across generations. The Journal of Higher Education, v. 85, n. 6, p. 761–791, 2014.

KIM, Jeongeun; JUNG, Jiwon; MLAMBO, Yeukai Angela. Institutional selectivity and occupational outcomes for STEM graduates: a generational comparison. The Journal of Higher Education, p. 1–30, 2020.

KONG, Jun. Determinants of graduates’ job opportunities and initial wages in China. International Labour Review, v. 156, n. 1, p. 99–112, 2017.

KOSHY, Paul; SEYMOUR, Richard; DOCKERY, Mike. Are there institutional differences in the earnings of australian higher education graduates? Economic Analysis and Policy, v. 51, p. 1–11, 2016.

LANDIS, J. Richard; KOCH, Gary G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, v. 33, n. 1, p. 159–74, 1977.

LESSARD-PHILLIPS, Laurence; BOLIVER, Vikki; PAMPAKA, Maria; SWAIN, Daniel. Exploring ethnic differences in the post-university destinations of Russell Group graduates. Ethnicities, v. 18, n. 4, p. 496–517, 2018.

LONG, Mark C. College quality and early adult outcomes. Economics of Education Review, v. 27, n. 5, p. 588–602, 2008.

MA, Yingyi; SAVAS, Gokhan. Which is more consequential: fields of study or institutional selectivity? The Review of Higher Education, v. 37, n. 2, p. 221–247, 2014.

MACHADO, Cecilia; REYES, Germán; RIEHL, Evan. Alumni networks at elite universities and the efficacy of affirmative action: December 2021. Working Paper, Cornell Riehl Economics. Disponível em: http://riehl.economics.cornell.edu/papers/mrr_affirmative_action_nov2021.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

MANZONI, Anna; STREIB, Jessi. The equalizing power of a college degree for first-generation college students: disparities across institutions, majors, and achievement levels. Research in Higher Education, v. 60, n. 5, p. 577–605, 2019.

MATTEI, Lauro; HEINEN, Vicente Loeblein. Impactos da crise da Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro. Revista de Economia Politica, v. 40, n. 4, p. 647–668, 2020.

MATTOS, Amália Ivine Santana; CORDEIRO, Técia Maria Santos Carneiro e; ARAÚJO, Tânia Maria de; ALMEIDA, Maura Maria Guimarães de. Desigualdades de gênero: uma revisão narrativa. Revista Saúde.Com, v. 11, n. 3, p. 266–279, 2015.

MITCHELL-WALTHOUR, Gladys. Economic pessimism and racial discrimination in Brazil. Journal of Black Studies, v. 48, n. 7, p. 675–697, 2017.

MONK JR, Ellis P. The consequences of “race and color” in Brazil. Social Problems, v. 63, n. 3, p. 413–430, 2016.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.

NEVES, Paulo Sérgio da Costa. Universities, inequalities and public policy: a brief discussion of affirmative action in higher education in Brazil. Academia, n. 10, p. 79–108, 2017.

PRONI, Thaíssa Tamarindo da Rocha Weishaupt; PRONI, Marcelo Weishaupt. Discriminação de gênero em grandes empresas no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 26, n. 1, p. 1–21, 2018.

REED, Ritchie H.; MILLER, Herman P. Some determinants of the variation in earnings for college men. The Journal of Human Resources, v. 5, n. 2, p. 177–190, 1970.

RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Desigualdades de gênero no ensino superior e no mercado de trabalho no Brasil: uma análise de idade, período e coorte. Sociedade e Estado, v. 31, n. 2, p. 301–324, 2016.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

ROCHA, Emerson. Cor e dor moral: sobre o racismo na “ralé”. In: SOUZA, Jessé (Org.). Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. p. 353-383.

RUMBERGER, Russel W.; THOMAS, Scott L. The economic returns to college major, quality and performance: a multilevel analysis of recent graduates. Economics of Education Review, v. 12, n. 1, p. 1–19, 1993.

SANDER, Richard H. A systemic analysis of affirmative action in american law schools. Stanford Law Review, v. 57, n. 2, p. 367–483, 2004.

SANTOS, José Alcides Figueiredo. Classe social e desigualdade de gênero no Brasil. Dados - Revista de Ciências Sociais, v. 51, n. 2, p. 353–402, 2008.

SCHULTZ, Theodore W. Investment in human capital. The American Economic Review, v. 51, n. 1, p. 1–17, 1961.

SILVA, Alexandre Mendes; GÔUVEA, Maria Aparecida; SEMENSATO, Bárbara Ilze; LHAMAS, Fernando Antonio de Melo Pereira. Quality in higher education: an evaluation in a graduation course in administration at a large university in the municipality of São Paulo. Revista de Administração da UFSM, v. 15, n. 2, p. 236–256, 2022.

SILVA, Bruna Caroline Moreira.; XAVIER, Wescley Silva; COSTA, Thiago de Melo Teixeira da. Sistema de cotas e desempenho: uma comparação entre estudantes cotistas e não cotistas na Universidade Federal de Viçosa. Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 3, 2020.

SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

SULLIVAN, Alice; PARSONS, Samantha; GREEN, Francis; WIGGINS, Richard D.; PLOUBIDIS, George. The path from social origins to top jobs: social reproduction via education. The British Journal of Sociology, v. 69, n. 3, p. 776–798, 2018.

THOMAS, Scott L. Longer-term economic effects of college selectivity and control. Research in Higher Education, v. 44, n. 3, p. 263–299, 2003.

THOMAS, Scott L.; ZHANG, Liang. Post-baccalaureate wage growth within 4 years of graduation: the effects of college quality and college major. Research in Higher Education, v. 46, n. 4, p. 437–459, 2005.

TORCHE, Florencia. Is a college degree still the great equalizer? Intergenerational mobility across levels of schooling in the United States. American Journal of Sociology, v. 117, n. 3, p. 763–807, 2011.

VALENTE, Rubia R. The impact of race and social economic status on university admission at the University of São Paulo. Latin American and Caribbean Ethnic Studies, v. 11, n. 2, p. 95–118, 2016.

WALKER, Ian; ZHU, Yu. University selectivity and the relative returns to higher education: evidence from the UK. Labour Economics, v. 53, p. 230–249, 2018.

ZHANG, Liang. Gender and racial gaps in earnings among recent college graduates. The Review of Higher Education, v. 32, n. 1, p. 51–72, 2008.

ZIMMERMAN, Seth D. Elite colleges and upward mobility to top jobs and top incomes. American Economic Review, v. 109, n. 1, p. 1–47, 2019.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

COVID-19: DESIGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO ENTRE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.44651. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/44651. Acesso em: 24 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 418

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.