FORMAÇÃO EM DEBATE
ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR FRENTE ÀS AMARRAS DO IRRACIONALISMO BURGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.45633Palavras-chave:
Ensino, Onto-método, Formação de ProfessoresResumo
O objetivo deste artigo é debater os desafios e as possibilidades de resposta que a ciência, a educação e, mais especificamente, o ensino têm na sociedade capitalista. Para isso, analisa-se a atual formação de professores. O artigo, de caráter teórico e bibliográfico, é construído com base no legado do marxismo clássico. O desenvolvimento da discussão contrapõe o método gnosiológico, hora hegemônico na academia, ao método dialético materialista, que procura a revolução da sociedade. À guisa de conclusão, o artigo valida o método desenvolvido por Marx e Engels como aquele capaz de analisar o objeto de forma pedestre, bem como atribuindo à objetividade e à subjetividade as finalidades que lhes cabem nesse processo. É a partir dessa compreensão que se faz possível refletir corretamente o papel que a esfera educacional e suas atribuições têm frente à totalidade social, da qual é componente autônomo e dependente ao mesmo tempo.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2015.
ENGELS, F. Anti-Dühring. Boitempo, São Paulo, 2015.
HOFF, S. Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII. In – Revista Brasileira de Educação – ANPED, n.25, 2004. pp 143-155. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a12.pdf. Acesso em: 30 de abril de 2021.
LIBÂNEO, J., C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUAIZA, B. A. Pedagogia e Didática: duas ciências independentes. br.monografias.com, 2008. Disponível em: https://www.monografias.com/pt/trabalhos3/pedagogia-e-didatica/pedagogia-edidatica.shtml. Acesso em: 26 de março de 2023.
LUKÁCS, G. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.1. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966.
LUKÁCS. G. Marx e o problema da decadência ideológica. In – Marxismo e Teoria da Literatura. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
LUKÁCS, G. Para a Ontologia do Ser Social, Vol. 14. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política, Vol. I, Livro Primeiro: o processo de produção do capital, tomo 1. São Paulo: Editora Nova Cultural LTDA, 1996.
MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, 1843. 2.ed revista. São Paulo: Boitempo, 2010a.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010b.
MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 10 ed. São Paulo: Global, 2006.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
PASSMORE, J. Filosofía de La Enseñanza. Federico Patán (Trad.), México, Fondo de Cultura Económica, 1983. (Sección de Obras de Educación).
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2015.
SANTOS, D. Estética em Lukács: a criação de um mundo para chamar de seu. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008a.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008b.
TONET, I. Método Científico: uma abordagem ontológica. 1. ed. – São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.