FORMAÇÃO EM DEBATE

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR FRENTE ÀS AMARRAS DO IRRACIONALISMO BURGUÊS

Autores

  • Expedito Vital Marinho Junior Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • José Deribaldo Gomes dos Santos Universidade Estadual do Ceará (UECE) https://orcid.org/0000-0001-7915-0885
  • Agercicleiton Coelho Guerra Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.45633

Palavras-chave:

Ensino, Onto-método, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é debater os desafios e as possibilidades de resposta que a ciência, a educação e, mais especificamente, o ensino têm na sociedade capitalista. Para isso, analisa-se a atual formação de professores. O artigo, de caráter teórico e bibliográfico, é construído com base no legado do marxismo clássico. O desenvolvimento da discussão contrapõe o método gnosiológico, hora hegemônico na academia, ao método dialético materialista, que procura a revolução da sociedade. À guisa de conclusão, o artigo valida o método desenvolvido por Marx e Engels como aquele capaz de analisar o objeto de forma pedestre, bem como atribuindo à objetividade e à subjetividade as finalidades que lhes cabem nesse processo. É a partir dessa compreensão que se faz possível refletir corretamente o papel que a esfera educacional e suas atribuições têm frente à totalidade social, da qual é componente autônomo e dependente ao mesmo tempo.

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Biografia do Autor

Expedito Vital Marinho Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor efetivo da educação básica vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). Doutor em Educação, com foco na formação de professores, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UECE). Graduado em Letras (Inglês) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UECE). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

É pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (Lapps-UECE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho e Educação e Estética Marxista. Atua, principalmente, no exame da Educação Profissional e na Formação de Professores. Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Membro da Câmara de Pesquisa da UECE. Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

Agercicleiton Coelho Guerra, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Mestrado em Educação Brasileira na linha Trabalho e Educação (2017). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2023). Professor do curso de Pedagogia na instituição Centro Universitário Christus e professor da rede municipal de Fortaleza. Possui experiência na área de Política Educacional, Ensino Superior e Educação à Distância.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

MARINHO JUNIOR, E. V.; SANTOS, J. D. G. dos; GUERRA, A. C. FORMAÇÃO EM DEBATE: ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR FRENTE ÀS AMARRAS DO IRRACIONALISMO BURGUÊS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 1, p. 11–22, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.45633. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/45633. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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