TRABALHO, EDUCAÇÃO E CAPITAL
PERCURSOS HISTÓRICOS E IMPEDIMENTOS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9878Palavras-chave:
Trabalho, Educação, Ensino ProfissionalizanteResumo
O artigo discute as relações entre trabalho e educação ao longo da história no intuito de evidenciar a perpetuação da dicotomia expressa no modelo educacional vigente, sobretudo no ensino profissionalizante, que tem reproduzido a cisão entre trabalho manual e intelectual na base da sociedade capitalista. Nesse sentido, reafirma-se a necessidade da construção de uma proposta pedagógica baseada na transmissão do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, articulada à possibilidade de desenvolvimento integral do ser humano. Para tanto, partiu-se do pressuposto marxiano da prioridade ontológica exercida pelo trabalho em relação aos demais complexos, que torna a educação dependente em relação a este, apesar de sua autonomia relativa e determinação recíproca. A pesquisa, de natureza teórico-bibliográfica, recorreu a autores clássicos e contemporâneos, cujas interpretações conferem coesão com a proposta do referencial balizador: o marxismo. A partir da investigação foi possível apontar críticas à legitimação da dicotomia educativa através dos séculos e apontar alguns construtos teóricos fundamentais de impedimento para a formação humana omnilateral.
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