TRABALHO, EDUCAÇÃO E CAPITAL

PERCURSOS HISTÓRICOS E IMPEDIMENTOS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL

Autores

  • Ellen Cristine dos Santos Ribeiro Universidade Estadual do Ceará (UECE) http://orcid.org/0000-0002-7558-5547
  • José Deribaldo Gomes dos Santos Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE)
  • Karine Martins Sobral Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9878

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Ensino Profissionalizante

Resumo

O artigo discute as relações entre trabalho e educação ao longo da história no intuito de evidenciar a perpetuação da dicotomia expressa no modelo educacional vigente, sobretudo no ensino profissionalizante, que tem reproduzido a cisão entre trabalho manual e intelectual na base da sociedade capitalista. Nesse sentido, reafirma-se a necessidade da construção de uma proposta pedagógica baseada na transmissão do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, articulada à possibilidade de desenvolvimento integral do ser humano. Para tanto, partiu-se do pressuposto marxiano da prioridade ontológica exercida pelo trabalho em relação aos demais complexos, que torna a educação dependente em relação a este, apesar de sua autonomia relativa e determinação recíproca. A pesquisa, de natureza teórico-bibliográfica, recorreu a autores clássicos e contemporâneos, cujas interpretações conferem coesão com a proposta do referencial balizador: o marxismo. A partir da investigação foi possível apontar críticas à legitimação da dicotomia educativa através dos séculos e apontar alguns construtos teóricos fundamentais de impedimento para a formação humana omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (FA7). Pedagoga (UFC). Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza. Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) da Universidade Estadual do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Trabalho, educação, estética e sociedade (GPTREES).

José Deribaldo Gomes dos Santos, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE)

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE). É pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO-UECE) e do Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (Lapps-UECE). Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES).

Karine Martins Sobral, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (FA7). Pedagoga (FA7). Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA / Campus de São Bernardo). Colaboradora externa do Grupo de Estudo Marxismo e Educação. Pesquisadora-orientadora do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC/UFMA).

Referências

ARAUJO, Adéle Cristina Braga; CABÓ, Leonardo José Freire; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. O papel do trabalho no processo de humanização dos sentidos: elementos ontológicos e históricos. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de e outros. Diálogos sobre a formação de professores: olhares plurais. Teresina: EDUFPI, 2012.

CEARÁ. Panorama dos territórios. Observatório de educação, ensino médio e gestão: Instituto Unibanco, 2017. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Panoramas_CEARA.pdf. Acesso em: 08 de nov. de 2018.

ENGELS, Friederich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/marx/1876/mes/macaco.htm. Acesso em: 20 out. 2010.

GRAMSCI, Antonio. Escritos Políticos. v. 1, organização e tradução, Carlos Nelson Coutinho; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

JIMENEZ, Susana Vasconcelos. A educação e a relação teoria-prática: considerações a partir da centralidade do trabalho. In: Trabalho e educação: uma intervenção crítica no campo da formação docente. Orgs Susana Vasconcelos Jimenez e Elizabeth Bezerra Furtado. Ed. Demócrito Rocha. Fortaleza-Ce, 2001.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7 ed. Tradução de Célia Neves e Alderico Toribio. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LIMA, Marteana. Trabalho, reprodução social e educação em Lukács. Dissertação (Mestrado em Educação). Fortaleza, Ceará. UECE. 2009.

LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas n. 4. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1978.

LUKÁCS, G. Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

MACHADO, Lucília Regina de Sousa. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2010.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro: 2004.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Editora Bertrand: Rio de Janeiro,1989.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. Processo de trabalho e processo de valorização. In: Antunes, Ricardo (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. SP: Expressão Popular, 2004.

MÉSZÁROS, Ístvan. A crise estrutural do capital. In: Outubro-Revista do Instituto de Estudos Socialistas, São Paulo, n.4. 2009.

O ESTADO. Enem: sobe número de alunos de escolas públicas aprovados. Disponível em: http://www.oestadoce.com.br/geral/enem-sobe-numero-de-alunos-de-escolas-publicas-aprovados. Acesso em: 08 nov. 2018.

PORTAL G1/GLOBO.COM. Ceará tem 40,9% dos aprovados no ITA 2018; Fortaleza lidera ranking. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/ceara-tem-409-dos-aprovados-no-ita-2018-fortaleza-lidera-ranking.ghtml. Acesso em: 06 nov. 2018.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João et al. (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 36. Ed. - Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações.11.ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SOBRAL, Karine Martins. O trabalho como princípio educativo em Gramsci: ensaios de compreensão à luz da ontologia marxiana. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, 2010.

TONET, Ivo. A educação numa encruzilhada. In: Trabalho sociabilidade e educação: uma crítica à ordem do capital. Orgs: Ana Maria Dorta de Menezes e Fábio Fonseca Figueiredo. Fortaleza: Ed. UFC, 2003. TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Rio Grande do Sul: Ed. Edufal, 2013. (coleção fronteiras da educação).

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

RIBEIRO, E. C. dos S.; SANTOS, J. D. G. dos; SOBRAL, K. M. TRABALHO, EDUCAÇÃO E CAPITAL : PERCURSOS HISTÓRICOS E IMPEDIMENTOS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 63–77, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9878. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9878. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.