TECNOLOGIAS DIGITAIS E TRABALHO REMOTO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS VINCULADAS À SRE DE DIAMANTINA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.46224Palavras-chave:
Ensino Remoto, Pandemia, Tecnologia Digitais, Ensino de Ciências, Ensino de MatemáticaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações, orientações, limites e possibilidades relatados pelos professores de Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia e Ciências) e Matemática da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina, sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos processos educativos, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, para a condução do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), no estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line disponibilizado aos professores de Ciências da Natureza e Matemática atuantes em escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio. A metodologia adotada para análise dos dados consistiu na Análise Textual Discursiva (ATD), e as categorias preestabelecidas foram: 1) Perfil do professor de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática da SRE de Diamantina; 2) Processo de adaptação às atividades e ao trabalho remoto; 3) Ensino Remoto de Ciências da Natureza e Matemática. Como resultado, esta pesquisa verificou que o ensino remoto emergencial evidenciou as desigualdades sociais e de acesso aos recursos tecnológicos, sejam eles materiais ou de conexão, bem como a necessidade de capacitação permanente dos profissionais da educação, possibilitando reflexão da prática pedagógica que permita a opção consciente sobre incluir ou não as tecnologias digitais nas práticas de ensino dos professores da SRE de Diamantina.
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