EDUCAÇÃO NAS PRISÕES
PESQUISAS E PESQUISADORES
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.46614Palavras-chave:
Educação nas prisões, Sistema Prisional brasileiro, Pesquisas e pesquisadoresResumo
A compreensão do desenvolvimento da formação de recursos humanos e da constituição dos grupos de pesquisa no Brasil, entre os anos 1987 e 2019, sobre a temática da educação nas prisões é a contribuição principal deste artigo. A constatação preliminar era de que o campo temático das prisões enfrentava muitas dificuldades para se estabelecer em todas as áreas do conhecimento e, sobretudo, na área da educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico exaustivo no Banco de teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguindo um modelo já desenvolvido no âmbito de uma cooperação técnica entre a UFMG e o DEPEN-MJ (2010-2012) que deu origem ao ONASP (Observatório Nacional do Sistema Prisional). As informações coletadas são aquelas disponibilizadas pelo referido Banco de Teses e dissertações defendidas entre os anos de 1987 a 2019, junto aos Programas de Pós-Graduação das redes pública e privada e que trataram de questões concernentes ao universo prisional brasileiro. Os caminhos e descaminhos para a constituição da sub-área Educação nas prisões no Brasil são evidenciados. Foram também utilizadas como fonte a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Ao final são apresentadas algumas conclusões sobre as possibilidades e dificuldades de desenvolvimento deste campo temático na formação de quadros.
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