O TRABALHO COMO ATIVIDADE TEÓRICA E PRÁTICA EM KANT

PODER ATIVO DA SÍNTESE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.49278

Palavras-chave:

Atividade, Ação, Trabalho, Kant

Resumo

A questão do trabalho que forma ainda está em aberto e é muito atual. Mas não é no terreno das críticas às práticas educacionais de empresas que desejamos basear numa teorização relevante para apoiar o papel formativo do trabalho. É na própria conceitualização do trabalho e na experiência de trabalho nas nossas sociedades contemporâneas, que podemos encontrar um terreno fértil para reinterpretar esta questão. Para nós, se houver uma "pedagogia" no trabalho, ela deve ser considerada na própria ideia de trabalho como parte do processo de hominização, humanização e individuação do vir a ser homem. Esta questão exige que busquemos, em alguns textos filosóficos, bem como em contribuições de outras disciplinas que estudam o trabalho, alguns complexos categóricos em torno dos termos práxis-poièsis e à medida que se desdobram nos debates contemporâneos em torno do em torno do par conceitual ação-atividade. E é de fato nesse núcleo teórico que nos interessa teorizar sobre uma "pedagogia da atividade". No âmbito deste artigo, iremos problematizar o complexo nocional práxis-poièsis, investigando algumas passagens nas obras de Kant em torno da noção atividade [Tätigkeit], o foco das nossas reflexões atuais.

Biografia do Autor

  • Daisy Moreira Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorado em Filosofia (Epistemologia e História da Filosofia) na Aix-Marseille Université (2005); Pós-Doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM/Paris (2009)/Educação de Adultos. Pós-doutorado na Universidade de Paris X (2016-2017)/Sociologia e Economia do Trabalho. Pós-doutorado na Universidade de Tours François Rabelais (2022-2023). Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1989); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais; membro da Linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana do PPGE-UFMG; Membro do PROMESTRE/UFMG; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação FaE/UFMG (2012-2014); Editora da Revista Trabalho e Educação NETE/FaE/UFMG (2010-atual). Editora da Revue Ergologia (2017-2018). Diretora do Instituto de Estudos Avançados - IEAT/UFMG 2014-2018. Diretora da FaE/UFMG (2018-2022). Comitê Diretor da Société Internationale d'Ergologie (2018-2020). Rede Latino-Americana de Ergologia - RLAE. Pesquisador Produtividade 2 CNPq.

    E-mail: daisycunhaufmg@gmail.com

     

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Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O TRABALHO COMO ATIVIDADE TEÓRICA E PRÁTICA EM KANT: PODER ATIVO DA SÍNTESE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 3, p. 18–33, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.49278. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/49278. Acesso em: 19 dez. 2024.

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