FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DIÁLOGO, REFLEXÕES E TROCAS ENTRE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.51678Palavras-chave:
Formação continuada docente, Práticas pedagógicas, ReflexividadeResumo
Este artigo buscou analisar o processo de formação continuada vivido por professores de licenciatura no primeiro ano de pandemia de Covid-19, considerando a importância do trabalho coletivo e da reflexão sobre a própria prática. Ainda que este estudo tenha enfocado o período pandêmico, buscou-se ir além, enfatizando a formação docente continuada como um processo que se constrói na coletividade, em espaços formais e informais, por meio das trocas entre pares que suscitam diálogos reflexivos. Foram feitas entrevistas em profundidade com seis professores de licenciatura do IFB, além da análise de conteúdo para a compreensão das respostas. Foi possível concluir que os professores vivenciaram esse período com muitas incertezas e angústias em relação ao desenvolvimento do trabalho docente. O processo de formação ocorreu não somente por meio de cursos de aperfeiçoamento de diversas temáticas, mas, principalmente, dentro do lócus de trabalho do docente, com foco no diálogo e na troca construídos entre eles. O processo de reflexão crítica das práticas pedagógicas vivenciadas durante esse período também foi de fundamental importância. Esses aprendizados se configuram como parte da formação continuada dos professores, sendo acionados para repensar a identidade e as formas de atuação docente que transcendem o Ensino Remoto Emergencial.
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