TRABALHO E FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA INDÚSTRIA 4.0
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.52573Palavras-chave:
Trabalho, Formação, Indústria 4.0Resumo
O artigo analisa, por meio de uma revisão de literatura, as produções científicas que tratam da relação entre trabalho, educação e a formação da subjetividade no contexto da Indústria 4.0. Fundamentado no materialismo histórico dialético, o objetivo foi analisar elementos constitutivos do projeto pedagógico industrial da chamada Indústria 4.0 buscando apreender o trato dado à formação da subjetividade dos trabalhadores. A análise conclui que o advento do programa Indústria 4.0 implica a renovação dos mecanismos de mediação do conflito de classes no campo educacional sob a perspectiva dos modelos flexíveis de organização produtiva caracterizando uma reestruturação produtiva permanente. Identifica-se ainda que este projeto pedagógico ratifica o caráter pragmático, imediatista e interessado de formação humana das novas configurações pedagógicas próprias da Indústria 4.0 mediante novos dispositivos de mobilização subjetiva dos trabalhadores.
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