TRABALHO E FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA INDÚSTRIA 4.0

Autores

  • Kaline Oliveira da Cunha Pessôa Faculdade Metropolitana de Anápolis
  • Hugo Leonardo Fonseca da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.52573

Palavras-chave:

Trabalho, Formação, Indústria 4.0

Resumo

O artigo analisa, por meio de uma revisão de literatura, as produções científicas que tratam da relação entre trabalho, educação e a formação da subjetividade no contexto da Indústria 4.0. Fundamentado no materialismo histórico dialético, o objetivo foi analisar elementos constitutivos do projeto pedagógico industrial da chamada Indústria 4.0 buscando apreender o trato dado à formação da subjetividade dos trabalhadores. A análise conclui que o advento do programa Indústria 4.0 implica a renovação dos mecanismos de mediação do conflito de classes no campo educacional sob a perspectiva dos modelos flexíveis de organização produtiva caracterizando uma reestruturação produtiva permanente. Identifica-se ainda que este projeto pedagógico ratifica o caráter pragmático, imediatista e interessado de formação humana das novas configurações pedagógicas próprias da Indústria 4.0 mediante novos dispositivos de mobilização subjetiva dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaline Oliveira da Cunha Pessôa, Faculdade Metropolitana de Anápolis

Psicóloga, mestra em Psicologia (UFG), com aperfeiçoamento em Psicobiologia (USP), especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (FCA) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FABEC). Possui experiência nas áreas de Psicologia Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Docência Universitária. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Subjetividade da Universidade Federal de Goiás - UFG, atuando, principalmente, nos seguintes temas: psicologia e trabalho, subjetividade e trabalho, trabalho e educação, psicologia social e psicologia crítica.

Hugo Leonardo Fonseca da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Ciências Sociais na Educação pela Unicamp. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, FEFD. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FE/UFG.

Referências

ABBAD, Gardênia; LIMA, Geny Bárbara do Carmo; VEIGA, Maria Raimunda Mendes da. Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. Revista de Administração, v. 31, n. 3, p. 38-52, 1996. Disponível em: Repositório Institucional da UnB: Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. Acesso em: 14 jun. 2023.

ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2000.

ALVES, Giovanni. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. [recurso eletrônico]

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 497–524, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9664. Acesso em: 18 mai. 2023.

CARVALHO, Eduardo dos Santos de Sá; DUARTE FILHO, Nemésio Freitas. Proposta de um sistema de aprendizagem móvel com foco nas características e aplicações práticas da indústria 4.0. RISTI, Porto , n. 27, p. 36-51, jun. 2018. Disponível em http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2023.

CORDEIRO, Marcelo de Moraes; POZZO, Danielle Nunes. O processo de inovação na educação: um estudo em uma organização educacional. Revista Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 2, 2015. DOI: 10.25112/rgd.v12i2.343. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/343. Acesso em: 14 jun. 2023.

DUARTE, Newton. Vigotski e o" aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Editora Autores Associados, 2001.

DUARTE, Newton. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

DURAND, Jean-Pierre. La fabrique de l’homme nouveau: travailler, consomer et se taire? Lormont: Le Bord de l’eau, 2017.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MENDOZA JURADO, Helmer Fellman. Digitalizacion de la educación en ingeniería: del aprendizaje con base tecnológica a la educación inteligente. Edu. Sup. Rev. Cient. Cepies, La Paz , v. 6, n. 1, p. 39-50, marzo 2019 Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2518-82832019000100009&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 14 jun. 2023.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

FERREIRA, Pedro José Gabriel; BONILLA, Silvia Helena; GONÇALVES, Rodrigo Franco; FRUGOLI, Alexandre D; FRUGOLI, Pedro Américo; PAPALARDO, Fábio; SACOMANO, José B. Indústria 4.0: modelo de ensino para formação de engenheiros de produção. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 38, n. 3, p. 93-105, 2019. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1554. Acesso em: 25 agosto 2020. Acesso em 11 ago. 2023.

GOMEZ, Carlos Minayo. Processo de trabalho e processo de conhecimento. In: GOMEZ, Carlos Minayo. et al. (Orgs) Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 59-82.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GROHMANN, R. Plataformização do trabalho: entre dataficação, financeirização e racionalidade neoliberal. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura, São Cristovão, v. 22, n. 1, p. 106–122, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/12188. Acesso em: 9 maio. 2023.

IGLESIA VILLASOL, María Covadonga de la. Caja de herramientas 4.0 para el docente en la era de la evaluación por competencias. Innov. educ. (Méx. DF), México, v. 19, n. 80, p. 93-112, agosto 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-26732019000200093&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 19 out. 2022.

LESSA, Sérgio. Lukács, trabalho e classes sociais. In: ROIO, Marcos Del. (Org) György Lukács e a emancipação humana. São Paulo: Boitempo; Marília: Oficina Universitária, 2013, p. 59-72.

LESSA, Sérgio. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2007.

MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018.

NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. A saúde das trabalhadoras do telemarketing e o trabalho on-line. In: ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. [recurso eletrônico]

OLIVEIRA, Ramon de. Empregabilidade e competencia: conceitos novos sustentando velhos interesses. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 5, p. 50–63, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9147. Acesso em: 10 ago. 2023.

PINTO, Geraldo Augusto. A Indústria 4.0 na cadeia automotiva: a Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo. In: ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. [recurso eletrônico]

PEDROZA FLORES, René. La universidad 4.0 con currículo inteligente 1.0 en la cuarta revolución industrial. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara , v. 9, n. 17, p. 168-194, dic. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672018000200168&lng=es&nrm=iso. Acesso em 09 jun. 2022.

SARTORI, Gisele; ZANOTTO, Mayara Pires; FACHINELLI, Ana Cristina. Liderança em tempos de indústria 4.0: Novos papéis para um Novo Perfil?. Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. 2018. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xviiimostrappga/paper/view/6022. Acesso em: 22 set. 2023.

SILVA, Bruno Ramos; ROA, Thiago. GIANNINI, Helio. BOTELHO, Wagner. QUINTINO, Luis F.. MENEGATTI, Valter. As Necessidades de qualificação de mão de obra na indústria 4.0. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIX, Nº. 000171, 2019. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/industria_4.0-_as_necessidades_de_qualificacao_rev.07.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.

SILVA, Hugo Leonardo Fonseca da. Trabalho, corporalidade e formação humana. Jundiaí: Paco, 2020.

SILVA, Maria Augusta de. Homo sapiens artificial: o profissional da quarta revolução industrial. Anais IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - CONBREPRO, 2019, Ponta Grossa. CONBREPRO 2019 - Engenharia na Indústria da Bebida, 2019. Acesso em: https://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/10202019_101048_5dac5eb8be555.pdf. Acesso em 15 mai. 2023.

SILVA, Márcio Roque dos Santos da; OLAVE, Maria Elena Leon. Contribuições das tecnologias digitais associadas à indústria 4.0 para a formação profissional. Revista Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 82–110, 2020. DOI: 10.25112/rgd.v17i2.2047. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/2047. Acesso em: 15 mai. 2024.

TONELO, Iuri. Uma nova reestruturação produtiva pós-crise de 2008? . In: ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. [recurso eletrônico]

Downloads

Publicado

2024-10-08

Como Citar

OLIVEIRA DA CUNHA PESSÔA, K.; SILVA, H. L. F. da. TRABALHO E FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA INDÚSTRIA 4.0. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 116–135, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.52573. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52573. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.