DIDÁTICA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CENTRO DA ENGRENAGEM
ENSINO DE LITERATURA E RESISTÊNCIA ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.52637Palavras-chave:
Práxis Pedagógica, Didática, Trabalho docenteResumo
Este artigo apresenta e analisa uma experiência didática à luz da Pedagogia Histórico-crítica e da estética marxista no âmbito do Ensino de Literatura, a qual se realizou numa escola pública no ano de 2018. A proposta didática centrou-se num projeto de estudos da literatura latino-americana, visando a produção de um mural literário pelos alunos. Desse modo, o projeto foi tomado como objeto empírico de análise para uma reflexão centrada na apropriação dos fundamentos histórico-críticos, em meio às condições concretas da escola pública. Não foi o objetivo da pesquisa propor uma sequência didática passo-a-passo, mas discutir o percurso relativamente artesanal de apropriação e objetivação do trabalho didático, enfatizando determinações em torno de um processo que tentou ir além da dinâmica alienante de cisão entre concepção e execução do trabalho. Acredita-se que o artigo tenha elementos de uma “resistência ativa” dos professores, conforme propôs Dermeval Saviani.
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