LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PERFIS SOCIOECONÔMICO, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.52981Palavras-chave:
ENADE, Estudante-trabalhador, Licenciatura em CiênciasResumo
Este estudo buscou identificar o perfil de 21373 estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia em suas relações com o trabalho. A partir dos microdados do ENADE 2017, foram selecionadas 12 questões organizadas nas dimensões Socioeconômica, Acadêmica e Profissional e uma questão para criar três condições de estudante, considerando a literatura sociológica: Estudante (0h), Estudante-trabalhador (até 20h) e Trabalhador-estudante (mais de 21h). Testes do qui-quadrado e esquemas gráficos de seus resíduos padronizados permitiram distinguir de maneira visual as associações existentes. Considerando as três dimensões, foi possível notar que o Estudante é semelhante ao Estudante-Trabalhador, principalmente em função da formação dos pais e formas de estudo, sendo a vocação pela licenciatura característica do último. Já o Trabalhador-estudante se distancia em todos os aspectos dos outros dois e é amplamente marcado pela relação com o trabalho e a renda.
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