LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO

UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PERFIS SOCIOECONÔMICO, ACADÊMICO E PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.52981

Palavras-chave:

ENADE, Estudante-trabalhador, Licenciatura em Ciências

Resumo

Este estudo buscou identificar o perfil de 21373 estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia em suas relações com o trabalho. A partir dos microdados do ENADE 2017, foram selecionadas 12 questões organizadas nas dimensões Socioeconômica, Acadêmica e Profissional e uma questão para criar três condições de estudante, considerando a literatura sociológica: Estudante (0h), Estudante-trabalhador (até 20h) e Trabalhador-estudante (mais de 21h). Testes do qui-quadrado e esquemas gráficos de seus resíduos padronizados permitiram distinguir de maneira visual as associações existentes. Considerando as três dimensões, foi possível notar que o Estudante é semelhante ao Estudante-Trabalhador, principalmente em função da formação dos pais e formas de estudo, sendo a vocação pela licenciatura característica do último. Já o Trabalhador-estudante se distancia em todos os aspectos dos outros dois e é amplamente marcado pela relação com o trabalho e a renda.

Biografia do Autor

  • Lídia Cristina D'Agostino, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Cursa Pós-graduação em Engenharia de Polímeros na Faculdade de Tecnologia no SENAI Mario Amato, São Bernardo do Campo. É Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Instituto de Química de Araraquara

  • Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Livre-docente em Educação em Ciências pela UNESP, Doutora em Ensino de Química pela USP, mestre em ciências pela USP e licenciada em Química pela UNESP. Atua como docente da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

  • Carlos Henrique Aparecido Alves Moris, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências de Bauru da UNESP e licenciado em Química pelo Instituto de Química da UNESP

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PERFIS SOCIOECONÔMICO, ACADÊMICO E PROFISSIONAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 121–141, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.52981. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52981. Acesso em: 24 abr. 2025.

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