SERVIÇOS E DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DAS EMPRESAS JUNIORES DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.53250Palavras-chave:
Empresa Júnior de Psicologia, empreendedorismo, Desenvolvimento ProfissionalResumo
As empresas juniores (EJs) são organizações sem fins lucrativos constituídas e dirigidas por estudantes de graduação que buscam a realização de práticas e serviços referentes a determinados campos de atuação, incentivando a educação empreendedora no ensino superior. Na área da Psicologia também observa-se esse tipo de iniciativa no espaço de formação universitária. Assim, o objetivo deste estudo é identificar e caracterizar as empresas juniores de Psicologia no Brasil. Foram identificadas 47 EJs de Psicologia nas cinco regiões do país, sendo que destas 42 estão filiadas à Brasil Júnior, instância que regula essas empresas. Observa-se que a maior parte dessas empresas fazem parte de instituições de ensino superior públicas e que sua atuação, majoritariamente, está atrelada ao campo da Psicologia Organizacional, tendo como principais trabalhos desenvolvidos nessas empresas serviços voltados a qualificação profissional e recrutamento e seleção, presente em 97,85% e 91,3% das empresas encontradas, respectivamente. No que se refere a divulgação e marketing dessas organizações, foi observado a presença predominante na rede social Instagram (97,87%), seguido do LinkedIn (91,49%) e do Facebook (80,85%). Por fim, salienta-se que a quantidade de empresas juniores de Psicologia vem ascendendo ao longo das últimas décadas, merecendo assim destaque e maiores estudos que possam avaliar suas configurações, contribuições para a sociedade e para o profissional em desenvolvimento.
Referências
ALMEIDA, Wilson Mesquita de. About the end of free public Higher Education in Brazil. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 10-27, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146494. Acesso em: 13 dez. 2023.
ARAGÃO, Fernanda Bôto Paz; FARIAS, Fabiola Gomes; MOTA, Márcio de Oliveira; FREITAS, Ana Augusta Ferreira de. Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 1, p. 130-161, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369000030720. Acesso em: 22 out. 2023.
ARAÚJO, Tânia Maria de; LUA, Iracema. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 46, p. e27, 2021.Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369000030720. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Lei n. 13.267, de 06 de abril de 2016. Disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13267.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2022. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 13 dez. 2023.
CAMPOS, Gabriela Enes; COSTA, Helen. Caracterização dos perfis comerciais na rede social Instagram. In: Anais do V Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. Anais [...] Porto Alegre: SBC, p. 55-66, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5753/brasnam.2016.6443. Acesso em: 22 out. 2023.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Atribuições profissionais do psicólogo no Brasil. Conselho Federal de Psicologia, 1992. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf. Acesso em: 19/12/2023.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Quem faz a Psicologia brasileira? : um olhar sobre o presente para construir o futuro : formação e inserção no mundo do trabalho : vol. II : condições de trabalho, fazeres profissionais e engajamento social. Conselho Federal de Psicologia, 1 ed. Brasília : CFP, p. 288, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Censo_psicologia_Vol2.pdf. Acesso em: 19/12/2023.
CRUZ, Karla de Oliveira. Estágio em empresa júnior e carreiras de estudantes de Psicologia: das práticas do psicólogo às expectativas para o futuro profissional. 2016.Dissertação (Mestrado em Psicologia), Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DATAREPORTAL. Digital Report 2023: Brazil. 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil. Acesso em: 22 out. 2023
DE LIMA, Juliana Ribeiro; DE OLIVEIRA, Valéria Marques; PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz. Empresa júnior, seus desafios e contribuições para a formação profissional: autonarrativa de uma graduanda de psicologia. Revista Valore, v. 7, p. 7001, 2022. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1150/864. Acesso em: 10 jun. 2023.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016.
EJFGV. Sobre Nós. Empresa Júnior FGV. 2023. Disponível em: https://ejfgv.com/sobre-nos/. Acesso em: 14 dez. 2023
GAI, Maria Julia Pegoraro; COSTA, Vânia Medianeira Flores; FIALHO, Camila Borges; MARZALL,Luciana Fighera. Psicólogas empreendedoras. Revista de Psicologia da UNESP, v. 17, n. 2, p. 62-78, 2018. Disponível em: https://mail.revpsico-unesp.org/index.php/revista/article/view/288/291. Acesso em: 13 mar. 2023
GAI, Maria Julia Pegoraro; COSTA, Vânia Medianeira Flores; FIALHO, Camila Borges. Psicólogas empreendedoras: diferenciais das consultoras em Psicologia do trabalho e das organizações. Caribeña de Ciencias Sociales, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/caribe/2019/07/psicologas-empreendedoras.html. Acesso em: 13 mar. 2023.
GUIMARÃES, Marilda Ferreira; ARIEIRA, Jailson de Oliveira. O processo de recrutamento e seleção como uma ferramenta de gestão. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, v. 6, n. 2, 2005. Disponível em: https://gruporh.blogspot.com/2010/11/o-processo-de-recrutamento-e-selecao.html. Acesso em: 11 nov 2023
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2017.
GUSSO, Helder Lima; ALVARENGA, Alexandre da Silva; NUNES, Priscila Pereira, NUNES, Maiana Farias Oliveira; LUCA, Gabriel Gomes De; OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Psicologia Organizacional e do Trabalho no Sul do Brasil: Características dos profissionais, da atuação e dos contextos de trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 2019. Disponível em: https://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/16136/2/Psicologia_Organizacional_e_do_Trabalho_no_Sul_do_Brasil_Caracteristicas_dos_profissionais_da_atuacao_e_dos_contextos.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
LINKEDIN. Sobre o LinkedIn. 2023. Disponível em: https://about.linkedin.com/pt-br?trk=homepage-basic_directory_aboutUrl&lr=1. Acesso em 22 out. 2023
MALTA, Deborah Carvalho; SZWARCWALD, Célia Landmann; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo; GOMES, Crizian Saar; MACHADO, Ísis Eloah; SOUZA JÚNIOR, Paulo Roberto Borges de; ROMERO, Dalia Elena; LIMA, Margareth Guimaraes; DAMACENA, Giseli Nogueira; PINA, Maria de Fátima; FREITAS, Maria Imaculada de Fátima; WERNECK, André Oliveira; SILVA, Danilo Rodrigues Pereira da; AZEVEDO, Luiz Otávio; GRACIE, Renata. The COVID-19 Pandemic and changes in adult Brazilian lifestyles: a cross-sectional study, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020407, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026. Acesso em: 10 dez. 2023.
PEREIRA, Monica Aparecida Tomé; BARROS, Lucivando Costa. Expansão das universidades federais na região nordeste a partir dos anos 2000: um olhar para os pequenos e médios municípios.In: VIII Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2022, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editor, 2022. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/83464. Acesso em: 14/12/2023
PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves. Empresas juniores de Psicologia: capacitar, desenvolver e transformar. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 14, n. 4, p. 464-474, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400012&lng=pt&tlng=pt.Acesso em: 15 out. 2023
PORTAL BRASIL JÚNIOR. Dados da rede. 2023. Disponível em: https://portal.brasiljunior.org.br/dados-da-rede. Acesso em: 15 jun. 2023
SANTOS, Melissa Teles. Consulpsi: relato de experiência da implantação de uma empresa júnior de Psicologia.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32128. Acesso em: 14 dez. 2023
SELLER, Michel Lens; LAURINDO, Fernando José Barbin. Comunidade de marca ou boca a boca eletrônico: qual o objetivo da presença de empresas em mídias sociais?. Gestão & Produção, v. 25, p. 191-203, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-530X2244-16. Acesso em: 22 out. 2023.
TWITTER. Sobre. 2023. Disponível em: https://about.twitter.com/pt. Acesso em: 22 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.