UBERIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PLATAFORMA SUPERPROF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.53283

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Uberização, Superprof

Resumo

A precarização do trabalho docente é uma recorrência histórica no Brasil e mesmo com as tentativas de resistência, tornou-se cultural. O que resulta em baixos salários, excesso de aluno em salas de aula, necessidade de multijornadas, redução das horas de planejamento, entre outras. As mudanças nas concepções do trabalho sempre ocorreram, mas sofreram alterações relevantes com o neoliberalismo instituído como uma racionalidade vigente. No caso do trabalho docente, a precarização ocorre pelos novos modos de exercer a profissão a partir da articulação do neoliberalismo tecnológico e da flexibilização das leis trabalhistas. Nesse contexto, a uberização é compreendida como uma nova forma de organização do trabalho, baseada na expansão tecnológica. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos processos de precarização do trabalho docente no Brasil, a partir do enfoque na plataforma Superprof. O percurso metodológico foi realizado com a análise do trabalho docente na plataforma digital Superprof apoiada nos escritos de Michel Foucault considerando o funcionamento da plataforma e os perfis docentes selecionados. Como resultado foi possível notar que que as contratações de docentes pela plataforma Superprof são uberizadas e ocorrem com a máxima precarização e exploração do trabalho.

Biografia do Autor

  • Maura Jeisper Fernandes Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutoranda em Educação pela UFRGS, Mestra em Educação pela UFRGS, Graduada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

  • Dimitrius Gonçalves Machado, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

    Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Psicologia pela Faculdade Mario Quintana. Graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Metodista Instituto Porto Alegre. Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Uninter. Pesquisa nas áreas de Estudos Culturais e estudos foucaultianos em Educação.

  • Kamyla Stanieski Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, Licenciada em História pela Universidade Luterana do Brasil. Professora de História no Estado do Rio Grande do Sul.

  • Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora Associada da Escola de Enfermagem e de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora e Mestra em Educação pela UFRGS.

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Publicado

2024-12-29

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ARTIGOS

Como Citar

UBERIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PLATAFORMA SUPERPROF. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 53–69, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.53283. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/53283. Acesso em: 28 mar. 2025.

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