UBERIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PLATAFORMA SUPERPROF
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.53283Palavras-chave:
Trabalho Docente, Uberização, SuperprofResumo
A precarização do trabalho docente é uma recorrência histórica no Brasil e mesmo com as tentativas de resistência, tornou-se cultural. O que resulta em baixos salários, excesso de aluno em salas de aula, necessidade de multijornadas, redução das horas de planejamento, entre outras. As mudanças nas concepções do trabalho sempre ocorreram, mas sofreram alterações relevantes com o neoliberalismo instituído como uma racionalidade vigente. No caso do trabalho docente, a precarização ocorre pelos novos modos de exercer a profissão a partir da articulação do neoliberalismo tecnológico e da flexibilização das leis trabalhistas. Nesse contexto, a uberização é compreendida como uma nova forma de organização do trabalho, baseada na expansão tecnológica. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos processos de precarização do trabalho docente no Brasil, a partir do enfoque na plataforma Superprof. O percurso metodológico foi realizado com a análise do trabalho docente na plataforma digital Superprof apoiada nos escritos de Michel Foucault considerando o funcionamento da plataforma e os perfis docentes selecionados. Como resultado foi possível notar que que as contratações de docentes pela plataforma Superprof são uberizadas e ocorrem com a máxima precarização e exploração do trabalho.
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