UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL A FAVOR DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores

  • João Virgílio Tagliavini Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Egberto Pereira dos Reis Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.53652

Palavras-chave:

Educação, Intelectual, Libertadora

Resumo

A presente entrevista aborda uma trajetória intelectual imbuída da práxis que contempla temas como a formação inicial, a estrutura e funcionamento do ensino básico, a formação sacerdotal; a vida universitária com suas relações de poder, questões sobre sexualidade, a teologia da libertação e a educação libertadora e os desafios contemporâneos como a descolonização, as tendências neofascistas na desconstrução na sociedade e na educação; a contribuição de Paulo Freire para o esperançar. 

Biografia do Autor

  • João Virgílio Tagliavini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, São Paulo, Brasil; mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil. Professor Associado na Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

ENTREVISTAS

Como Citar

UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL A FAVOR DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 209–224, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.53652. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/53652. Acesso em: 26 mar. 2025.

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