A CONDIÇÃO DO DOENTE NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Autores

  • Louis Le Guillant
  • Lucien Bonnafé
  • Luiza Miranda Furtuoso Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Matilde Agero Batista Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.54238

Palavras-chave:

Psicopatologia do trabalho, Saúde mental, Instituições

Resumo

Tradução inédita para o português do artigo La condition du malade à l’hôpital psychiatrique, publicado em número especial da revista francesa Esprit, número 197, volume 12, de dezembro de 1952. Nessa edição, a revista dedicou um número especial intitulado Misère de la psychiatrie, com foco no debate então emergente da reforma psiquiátrica. Na ocasião, os psiquiatras franceses Louis Le Guillant e Lucién Bonnafé, autores ainda pouco lidos no Brasil e, em certa medida, também na França, apresentaram uma análise rigorosa da condição dos pacientes em hospitais psiquiátricos franceses da época. Contudo, mais do que a realidade dessas instituições, os autores demonstraram como a compreensão do adoecimento mental e de suas formas de tratamento precisam estar necessariamente atreladas com a consideração, em sentido mais amplo, das condições sociais de vida, bem como à necessidade de transformação destas. Ofereceram, portanto, uma contribuição bastante original e ainda relevante para o enfrentamento de dilemas contemporâneos.

Biografia do Autor

  • Louis Le Guillant

    Louis Le Guillant (1900-1968), psiquiatra francês, um dos fundadores da Psicopatologia do Trabalho. Suas pesquisas foram responsáveis por elucidar a conexão entre os problemas psicopatológicos e as condições de existência, nexos entre os fatos vividos e as situações concretas de adoecimento, abrindo o caminho para uma nova perspectiva de trabalho na clínica

  • Lucien Bonnafé

    Lucien Bonnafé (1912-2003), psiquiatra francês. Implementou a Psiquiatria de setor [Psychiatrie de secteur], que consistiu no desenvolvimento de estruturas extra-hospitalares para atendimento aos pacientes. Desenvolveu, junto de outras personalidades, como François Tosquelles, as bases da Psicoterapia Institucional no Hospital Psiquiátrico de Saint-Alban, em Lozère, na França. 

  • Luiza Miranda Furtuoso, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Graduada em Psicologia pela mesma instituição.

  • Matilde Agero Batista, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Doutora em Psicologia do Trabalho e Clínica da Atividade pelo Conservatoire National des Arts e Métiers, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Saúde Mental e Trabalho pelo Centro Universitário Newton Paiva, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei.

Referências

A CONDIÇÃO DO DOENTE NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, [s.d.]. DOI: 10.35699/gm3paq59. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/54238. Acesso em: abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A CONDIÇÃO DO DOENTE NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.54238. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/54238. Acesso em: 13 dez. 2025.