PROFESSOR OU CREATOR?
UMA ANÁLISE SOBRE OFERTAS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.55201Palavras-chave:
Ensino superior, Professor conteudista, Trabalho por plataformaResumo
Este artigo analisa as oportunidades de trabalho para professores conteudistas na educação superior privada, focando nas práticas de ensino remoto e suas consequências para a docência no Brasil. Discutimos a precarização do magistério, especialmente em um contexto de plataformização. Ao examinar anúncios de emprego no setor, encontramos um cenário de condições desfavoráveis, falta de vínculos trabalhistas e remuneração vinculada a projetos. Utilizamos como corpus anúncios publicados na plataforma LinkedIn voltados a educadores. Relacionando autores da comunicação e estudos sobre plataformização, refletimos sobre os impactos dessas práticas no ensino superior, abordando temas como a qualidade da educação e o bem-estar dos docentes.
Referências
ABÍLIO, Ludmila. Uberização: a era do trabalhador just-in-time? Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 98, p. 111-126, abr. 2020.
ANTUNES, Ricardo. Os modos de ser da informalidade: rumo a uma nova era da precarização estrutural do trabalho? Serviço Social & Sociedade, p. 405-419, 2011.
ANTUNES, Ricardo.; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, v. 25, p. 335-351, 2004.
ANTUNES, Ricardo; DRUCK, Graça. A terceirização sem limites: a precarização do trabalho como regra. O Social em Questão, Revista do Depto. de Serviço Social da PUC-Rio, v. 18, n. 34, p. 19-40, 2015.
BIADENI, Bianca. #Studygram: o estudante conectado e os modos "instagramáveis" de estudar. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo.
BIADENI, Bianca. CASTRO, Gisela.G.S. Edutubers: Reconfiguraciones de formas de enseñar a partir del uso de las plataformas de redes sociales. In: García-Jiménez; Barredo-Ibáñez; Rodrigues-da-Cunha (Coord.). Nuevas audiencias, consumidores y culturas digitales. Colección Mundo Digital de Revista Mediterrânea de Comunicación. Universidad de Alicante, 2021. p. 117-126.
BIADENI, Bianca. S.; FONSECA, Rosa. A.; BUENO, Jéssica A. Você já pensou em largar seu emprego e viver do digital? O discurso dos “mentores” para profissionais da educação. In: ANAIS DO INTERCOM – 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2024, Univali.
AZZARI, Eliane. F.; MAYER, Lucas. F. O Show na Educação: Professores Influenciadores do TikTok. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 15, n. 2, p. 217-226, 2022.
BOSI, Antônio. P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1503-1523, 2007.
CARPENTER, Jeffrey. P.; SHELTON, Catharyn. C.; CURCIO, Rachele.; SCHROEDER, Stephanie. The education influencer: New possibilities and challenges for teachers in the social media world. In: Proceedings. Society for Information Technology & Teacher Education International Conference. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), p. 1712-1721, 2021.
COULDRY, Nick.; MEJIAS, Ulises. A. The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford: Stanford University Press, 2019
CUNNINGHAM, Stuart.; CRAIG, David. (Eds.). Creator culture: an introduction to global social media entertainment. Prefácio: Nancy K. Baym. New York: NYU Press, 2021.
DUFFY, Brooke. E. (Not) getting paid to do what you love: Gender, social media, and aspirational work. New Haven: Yale University Press, 2017.
DUFFY, Brooke. E. ONONYE, Anuli.; SAWEY, Megan. The politics of vulnerability in the influencer economy. European Journal of Cultural Studies, v. 0, n. 0, 2023.
DUFFY, Brooke. E; PINCHI, Annika; SANNON, Shruti; SAWEY, Megan. The nested precarities of creative labor on social media. Social Media + Society, 7(2), 2021.
DUFFY, Brooke. E.; POELL, Thomas.; NIEBORG, David. B. Platform practices in the cultural industries: Creativity, labor, and citizenship. Social media+ society, v. 5, n. 4, 2019.
GILLESPIE, Tarleton. The politics of “platforms”. New Media & Society, v. 12, n. 3, p. 347-64, 2010.
GILLESPIE, Tarleton. Custodians of the Internet: platforms, content moderation and the hidden decisions that shape social media. New Haven: Yale University Press, 2018.
GROHMANN, Rafael. Cooperativismo de plataforma e suas contradições: análise de iniciativas da área de comunicação no Platform.Coop. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 19-32, 2018.
GROHMANN, Rafael. Plataformização do trabalho: entre a dataficação, a financeirização e a racionalidade neoliberal. Revista Eptic On-line, v. 22, n. 1, 2020.
HELMOND, Anne. The platformization of the web: making web data platform ready. Social Media + Society, v. 1, n. 2, p. 1–11, 2015.
KARHAWI, Issaaf.; PRAZERES, Michele. Exaustão algorítmica: influenciadores digitais, trabalho de plataforma e saúde mental. Revista eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 16, n. 4, p. 800-819, 2022.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Ed. Planta, 2004.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer. Psicologia: reflexão e crítica, v. 20, p. 74-80, 2007.
MOREIRA, José Antonio.; HENRIQUES, Susana.; BARROS, Daniela. M.V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020
.
NIEBORG, David. B.; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, v. 20, n. 11, p. 4275–4292, 2018.
OLIVEIRA, Dalila. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, v. 25, p. 1127-1144, 2004.
PATTIER, Daniel. Science on YouTube: successful edutubers. Techno Review. International Technology, Science and Society Review, v. 10, n. 1, p. 1-15, 2021.
POELL, Thomas.; NIEBORG, David.; VAN DIJCK, José. Platformisation. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, p. 1-13, 2019.
PRETTO, Nelson. de L.; LAPA, Andrea. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, nov. 2010.
SANTOS, Valmaria. L. C.; SANTOS, José. E. dos. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, v. 6, p. 307-328, 2014.
SHELTON, Catharyn. C.; SCHROEDER, Stephanie.;CURCIO, Rachele. Instagramming their hearts out: What do edu-influencers share on Instagram? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 20(3), 529-554, 2020.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas sobre o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.
SOUZA, Aparecida. N. de; LEITE, Marcia. P.. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, v. 32, p. 1105-1121, 2011.
VAN DIJCK, José.; POELL, Thomas. Social media platforms and education. The SAGE handbook of social media, Thousand Oaks, Cal: Sage, p. 579-591, 2018.
VAN DIJCK, José.; POELL, Thomas.; DE WAAL, Martijn. The Platform Society. New York: OUP, 2018.
VIANNA, Fernando. R.P.M; CALDERARI, Egon. B. Da Precarização à (In) Existência: Um estudo sobre o conteudista no modelo EaD. XLIII Encontro da ANPAD–ENANPAD Anais... São Paulo (SP), Universidade Mackenzie, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Trabalho & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
