EDUCAÇÃO SUPERIOR E SAÚDE MENTAL NO BRASIL
ANÁLISE DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.55203Palavras-chave:
Saúde mental, Depressão, Graduação, Pós-graduaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da conclusão da graduação e pós-graduação sobre o diagnóstico de doença mental. Para tanto, foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), empregando o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados revelam que a maioria dos indivíduos com diagnóstico de doença mental são mulheres, não brancos, empregados e residentes em áreas urbanas e na Região Nordeste. Além disso, as evidências apontam que, tanto a conclusão da graduação quanto da pós-graduação, aumentam a probabilidade de diagnóstico de depressão ou de outra doença mental, sendo que o impacto é mais expressivo para a pós-graduação. Portanto, torna-se fundamental a criação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde no ambiente acadêmico.
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