EDUCAÇÃO SUPERIOR E SAÚDE MENTAL NO BRASIL

ANÁLISE DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.55203

Palavras-chave:

Saúde mental, Depressão, Graduação, Pós-graduação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da conclusão da graduação e pós-graduação sobre o diagnóstico de doença mental. Para tanto, foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), empregando o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados revelam que a maioria dos indivíduos com diagnóstico de doença mental são mulheres, não brancos, empregados e residentes em áreas urbanas e na Região Nordeste. Além disso, as evidências apontam que, tanto a conclusão da graduação quanto da pós-graduação, aumentam a probabilidade de diagnóstico de depressão ou de outra doença mental, sendo que o impacto é mais expressivo para a pós-graduação. Portanto, torna-se fundamental a criação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde no ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

  • Jadiele Viana de Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Campus Iguatu, Ceará.

  • Maria Adreciana Silva de Aguiar, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Professora dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral (UFC/Sobral).

Referências

CIRANI, C. B.; CAMPANARIO, M. A.; Silva, H. H. (2015). A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação, 20 (1)163-87.

COSTA, Everton Garcia da; NEBEL, Letícia. O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis. Revista Latinoamericana, n. 50, 2018.

EISENBERG, Daniel et al. Prevalence and correlates of depression, anxiety, and suicidality among university students. American journal of orthopsychiatry, v. 77, n. 4, p. 534-542, 2007.

EVANS, Teresa M. et al. Evidence for a mental health crisis in graduate education. Nature biotechnology, v. 36, n. 3, p. 282-284, 2018.

ERICA, Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2014. Disponível em: http://www.erica.ufrj.br/. Acesso: 29 de fev. de 2024.

FONAPRACE - FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Brasília: FONAPRACE, 2011.

FOND, Guillaume et al. Psychiatric and psychological follow-up of undergraduate and postgraduate medical students: prevalence and associated factors. Results from the national BOURBON study. Psychiatry research, v. 272, p. 425-430, 2019.

JULIÃO, Nayara Abreu; GUIMARÃES, Raquel Rangel de Meireles. Sexo, ocupação e prevalência de sintomas depressivos na população brasileira: um estudo com base na Pesquisa Nacional de Saúde (2013). IPEA, 2022.

MELGAR, Natalia; ROSSI, Máximo. A cross‐country analysis of the risk factors for depression at the micro and macro levels. American Journal of Economics and Sociology, v. 71, n. 2, p. 354-376, 2012.

NWAKUYA M. T. Assessment of Mental Health of Undergraduate Students Based on Age: A Bayesian Ordinal Quantile Regression Approach. Quarterly Journal of Econometrics Research , 6(1), 12–17, 2020.

SANTOS, Marcelo Justus dos; KASSOUF, Ana Lúcia. Uma investigação dos determinantes socioeconômicos da depressão mental no Brasil com ênfase nos efeitos da educação. Economia Aplicada, v. 11, p. 5-26, 2007.

PINZÓN, Juanita Hincapié et al. Barreiras à Carreira e Saúde Mental de Estudantes de Pós-graduação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2020.

VERMEULEN, M.; MUSTARD, C. Gender differences in job strain, social support at work, and psychological distress. Journal of Occupational Health Psychology, v. 5, n. 4, p. 428-440, Oct. 2000.

ZANCAN et al. Estresse, Ansiedade, Depressão e Inflexibilidade Psicológica em Estudantes: Universitários de Graduação e Pós-Graduação. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 749-767. Rio de Janeiro, 2021.

ZIMMERMAN, Mark et al. Understanding the severity of depression: which symptoms of depression are the best indicators of depression severity?. Comprehensive psychiatry, v. 87, p. 84-88, 2018.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

EDUCAÇÃO SUPERIOR E SAÚDE MENTAL NO BRASIL: ANÁLISE DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.55203. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/55203. Acesso em: 24 dez. 2025.