QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A FORMALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.55337Palavras-chave:
Índice de qualidade da educação, Formalização no mercado de trabalho, Minas GeraisResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a qualidade da educação, tendo como proxy o Índice de Qualidade da Educação do 3º ano do ensino médio, e a formalização no mercado de trabalho do estado de Minas Gerais entre os anos 2013 e 2019. Para tal, são utilizadas informações provenientes do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) e estimação de um modelo econométrico com dados em painel dinâmico. Os resultados indicam a existência de relação direta entre o Índice de Qualidade da Educação e a taxa de emprego formal. Dessa forma, atesta-se que indivíduos com desempenho acadêmico mais elevado desenvolvem competências essenciais, que elevam a inserção no mercado de trabalho formal. A partir dos resultados encontrados, políticas públicas com ênfase no aprimoramento da qualidade da educação podem constituir uma forma eficaz de elevar o nível de formalização no mercado de trabalho, contribuindo no processo de desenvolvimento econômico mineiro.
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