QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A FORMALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.55337

Palavras-chave:

Índice de qualidade da educação, Formalização no mercado de trabalho, Minas Gerais

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a qualidade da educação, tendo como proxy o Índice de Qualidade da Educação do 3º ano do ensino médio, e a formalização no mercado de trabalho do estado de Minas Gerais entre os anos 2013 e 2019. Para tal, são utilizadas informações provenientes do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) e estimação de um modelo econométrico com dados em painel dinâmico. Os resultados indicam a existência de relação direta entre o Índice de Qualidade da Educação e a taxa de emprego formal. Dessa forma, atesta-se  que indivíduos com desempenho acadêmico mais elevado desenvolvem competências essenciais, que elevam a inserção no mercado de trabalho formal. A partir dos resultados encontrados, políticas públicas com ênfase no aprimoramento da qualidade da educação podem constituir uma forma eficaz de elevar o nível de formalização no mercado de trabalho, contribuindo no processo de desenvolvimento econômico mineiro.

Biografia do Autor

  • Ana Karolina Mendes Mathias Costa , Universidade de São Paulo (USP)

    Doutoranda em Economia pela FEARP/USP, Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

  • Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Professor Associado III do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP

    Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A FORMALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 154–171, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.55337. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/55337. Acesso em: 10 jan. 2025.

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