PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E JOVENS SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL DAS ATUAIS GERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.55453

Palavras-chave:

Jovens contemporâneos, Trabalho, Tecnologias

Resumo

Em um tempo de transformação global, onde as pessoas estão preocupadas com o futuro, como as atuais gerações devem se preparar para ter um emprego? O objetivo desse texto é apresentar percepções de professores e jovens sobre as perspectivas que as atuais gerações têm para ingressar no mundo do trabalho e ter um emprego que garanta um futuro pessoal promissor e o papel da educação nesse cenário. Ele é parte dos resultados de duas pesquisas de tese de doutorado em que os dados foram coletados em entrevistas realizadas com jovens de diferentes contextos sociais, e professores que atuam no ensino médio, no estado de Santa Catarina. O “mundo do trabalho” surgiu como categoria emergente nas duas pesquisas, pois o tema desponta como uma das grandes preocupações dos jovens contemporâneos. Os resultados indicam que os jovens querem trabalhar, que uma grande maioria está priorizando o trabalho ao invés de seguir os estudos e, ao mesmo tempo, eles estão preocupados se terão ou não um emprego que lhes proporcione um futuro melhor, já que, com o advento da informática, robótica e inteligência artificial, possivelmente, cada vez mais aumentará o grupo de pessoas desempregadas ou trabalhando em subempregos.

Biografia do Autor

  • Marlei Dambros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Graduação em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Pedagoga na UFFS

  • Lucélia Peron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Graduação em Matemática – Licenciatura pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Técnica em assuntos educacionais na UFFS

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Publicado

2025-10-15

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E JOVENS SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL DAS ATUAIS GERAÇÕES. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.55453. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/55453. Acesso em: 12 nov. 2025.

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