PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E JOVENS SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL DAS ATUAIS GERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.55453Palavras-chave:
Jovens contemporâneos, Trabalho, TecnologiasResumo
Em um tempo de transformação global, onde as pessoas estão preocupadas com o futuro, como as atuais gerações devem se preparar para ter um emprego? O objetivo desse texto é apresentar percepções de professores e jovens sobre as perspectivas que as atuais gerações têm para ingressar no mundo do trabalho e ter um emprego que garanta um futuro pessoal promissor e o papel da educação nesse cenário. Ele é parte dos resultados de duas pesquisas de tese de doutorado em que os dados foram coletados em entrevistas realizadas com jovens de diferentes contextos sociais, e professores que atuam no ensino médio, no estado de Santa Catarina. O “mundo do trabalho” surgiu como categoria emergente nas duas pesquisas, pois o tema desponta como uma das grandes preocupações dos jovens contemporâneos. Os resultados indicam que os jovens querem trabalhar, que uma grande maioria está priorizando o trabalho ao invés de seguir os estudos e, ao mesmo tempo, eles estão preocupados se terão ou não um emprego que lhes proporcione um futuro melhor, já que, com o advento da informática, robótica e inteligência artificial, possivelmente, cada vez mais aumentará o grupo de pessoas desempregadas ou trabalhando em subempregos.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Legisladores e intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. LEONCINI, Thomas. Nascidos em Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BAZZO, Walter Antonio. De técnico e de humano: questões contemporâneas. Florianópolis: UFSC, 2019.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora 34, 2ª ed., 2011.
BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: os novos conceitos para uma nova realidade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Revisão técnica de Maria Claudia Coelho. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BERARDI, Franco. Depois do Futuro. Tradução de Regina Silva. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. 1ªed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
KELLY, Kevin. Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo. Tradução de Cristina Yamagami. São Paulo: HSM, 2017.
MASI, Domenico de. Uma simples revolução. Tradução de Yadyr Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
SENNET, Richard. A Corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 21ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Trabalho & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
