PROGRAMA DE MENTORIA INTERNA DO INSS
UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.55847Palavras-chave:
Formação Profissional, Administração, MentoríaResumo
O artigo refere-se a um trabalho desenvolvido no ano de 2020, por meio da Coordenação-Geral de Qualidade de Vida, Saúde e Desenvolvimento do Servidor (CGQSD) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Tratou-se de um projeto voltado para os técnicos do seguro social, que são responsáveis pelo reconhecimento do direito previdenciário junto ao cidadão brasileiro. O Programa foi desenvolvido com base em conteúdos de aprendizagem organizados em quatro pilares: Didático-pedagógico, Relacionais, Técnicos e Mentoria organizacional. Foram realizadas sessões individual e coletiva com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e organizacionais, numa perspectiva de gestão do conhecimento entre pares. A etapa piloto do Programa capacitou 168 servidores distribuídos em 20 turmas e foi avaliada por todos os sujeitos envolvidos no processo, utilizando questionários eletrônicos, sistematização dos relatórios e realização de workshops avaliativos. Neste contexto, pretende-se descrever o processo de criação do Programa, o ideário político-pedagógico subjacente, suas etapas e propostas metodológicas, caracterizando o público participante, os objetivos estratégicos desta ação educacional e os resultados alcançados. Os achados desta investigação revelam quão importante tem sido o Programa para a formação dos servidores da administração pública federal brasileira, em particular do INSS, e revelam aceitabilidade entre os sujeitos participantes dessa ação.
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