A FORMAÇÃO INTEGRAL NA EJA-EPT ENSINO MÉDIO INTEGRADO
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.56543Palavras-chave:
Formação integral, EJA-EPT, Ensino Médio IntegradoResumo
O objetivo do artigo é analisar o conteúdo de pesquisas empíricas desenvolvidas que discutem a formação integral, preferencialmente, na modalidade EJA-EPT. Coloca-se como objeto de pesquisa a formação integral na EJA-EPT de Nível Médio Integrado que problematizam possíveis relações para a efetivação dessa formação. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos da EPT, conforme Ciavatta (2005, 2014), Frigotto (2012, 2014), Machado (2008), Moura (2007, 2014, 2017), Ramos (2010, 2014); Saviani (2007, 2021), como discussões sobre EJA, conforme Machado (2010, 2014). Assim, a modalidade principal é Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os dados foram gerados por pesquisas empíricas publicados entre 2017 a 2022 com buscas nos portais CAPES, Scielo, Google Acadêmico e repositórios institucionais. Os resultados apontam que: a compreensão epistemológica demonstra que há lacuna na compreensão dos fundamentos e princípios da EPT; a compreensão pedagógica precisa sustentar conhecimentos históricos sistematizados para não haver separação entre teoria e prática; a formação continuada dos professores no embate político e organizacional precisa ser aplicada no cotidiano escolar. Conclui-se que a formação integral é ainda uma proposta nos espaços educativos que precisa ser assumida como projeto institucional envolvendo o trabalho e a cultura tendo por base a educação omnilateral constituindo um espaço contra hegemônico
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