A FORMAÇÃO INTEGRAL NA EJA-EPT ENSINO MÉDIO INTEGRADO

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.56543

Palavras-chave:

Formação integral, EJA-EPT, Ensino Médio Integrado

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o conteúdo de pesquisas empíricas desenvolvidas que discutem a formação integral, preferencialmente, na modalidade EJA-EPT. Coloca-se como objeto de pesquisa a formação integral na EJA-EPT de Nível Médio Integrado que problematizam possíveis relações para a efetivação dessa formação. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos da EPT, conforme Ciavatta (2005, 2014), Frigotto (2012, 2014), Machado (2008), Moura (2007, 2014, 2017), Ramos (2010, 2014); Saviani (2007, 2021), como discussões sobre EJA, conforme Machado (2010, 2014). Assim, a modalidade principal é Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os dados foram gerados por pesquisas empíricas publicados entre 2017 a 2022 com buscas nos portais CAPES, Scielo, Google Acadêmico e repositórios institucionais. Os resultados apontam que: a compreensão epistemológica demonstra que há lacuna na compreensão dos fundamentos e princípios da EPT; a compreensão pedagógica precisa sustentar conhecimentos históricos sistematizados para não haver separação entre teoria e prática; a formação continuada dos professores no embate político e organizacional precisa ser aplicada no cotidiano escolar. Conclui-se que a formação integral é ainda uma proposta nos espaços educativos que precisa ser assumida como projeto institucional envolvendo o trabalho e a cultura tendo por base a educação omnilateral constituindo um espaço contra hegemônico

Biografia do Autor

  • Michella Rocha dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

    Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Graduação em Serviço Social pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família (PSF) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Atua como Assistente Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC

  • Salete Valer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

    Doutora em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduação em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis-Continente. Atua como docente também no Programa de  Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis

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2025-05-12

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ARTIGOS

Como Citar

A FORMAÇÃO INTEGRAL NA EJA-EPT ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.56543. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/56543. Acesso em: 24 jun. 2025.

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