O TRABALHO DOCENTE COM A EDUCAÇÃO DOS AFETOS NAS AULAS DE LITERATURA

PERSPECTIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DO IMPACTO DA CULTURA DAS MÍDIAS SOCIAIS NOS DISCENTES DA ESCOLA BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.57837

Palavras-chave:

Educação socioemocional, Leitura literária, Cultura midiática

Resumo

As diretrizes oficiais para o ensino básico no Brasil (BNCC) não acompanharam suficientemente a discussão que se estabelecia, no país e no mundo, sobre a formação integral do indivíduo. Assim, hoje temos um documento que privilegia o conhecimento técnico, atrelado a um tipo de educação pós-iluminista (Morin, 2017), em detrimento da educação dos afetos. Este artigo propõe, então, uma reflexão sobre como a experiência estética literária é compreendida pela Base (Portolomeos, 2021, 2022) e sobre como o trabalho docente com a literatura pode consolidar o desenvolvimento de competências sociemocionais no contexto contemporâneo de nossos alunos, marcado pelo “ensimesmamento da cultura do selfie” e da automodelagem (Rocha, 2021). A nossa hipótese é a de que o trabalho com a leitura literária na escola pode ser entendido como uma das principais forças contra o declínio do homo psychologicus, no qual há o deslocamento do eixo em torno do qual se edifica o que se é: de dentro (intro-dirigido) para fora (alter-dirigidos) (Sibilia, 2016). Nessa nova configuração do eu, a imagem de cada um passou a ser o principal valor de troca em detrimento de elementos ligados ao caráter, fato debatido por Richard Sennet (2016) como “corrosão do caráter”.  Por outro lado, a leitura literária impulsiona o leitor a um engajamento com personagens e ideias diferentes das dele, impelindo-o a pensar sobre valores como a empatia, a solidariedade e a tolerância na constituição de si mesmo e da sociedade.

Biografia do Autor

  • Andréa Portolomeos, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Possui Doutorado em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma. Foi bolsista de pós-doutorado do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou na UERJ, como professora de literatura brasileira, na Especialização em Literatura Brasileira. Atuou como colaboradora no projeto de recuperação das Correspondências de Machado de Assis para a Academia Brasileira de Letras, sob a coordenação de Sérgio Paulo Rouanet. Atuou na UFLA, como professora concursada para a área de literatura brasileira e teoria literária, na graduação e na pós-graduação, permanecendo credenciada pela CAPES no curso de Mestrado em Letras. Coordenou, na UFLA, o projeto para educação básica, financiado pela parceria CAPES/ FAPEMIG, "Investigações sobre lacunas na formação literária do estudante da educação básica e sobre a formação de professores de literatura" no período de 2013 a 2016. Participou do programa de Residência Pedagógica do CNPq e do Programa da CAPES de Iniciação à Docência (PIBID) também na UFLA. É professora associada de literatura brasileira no curso de Letras da UFSJ e professora permanente do Programa de Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura da UFSJ (PROMEL). É líder do Grupo de pesquisa no CNPq, "A educação dos afetos, através da literatura, na formação inicial e continuada do professor e do discente da escola básica", temática sobre a qual possui artigos publicados em periódicos de impacto. É coordenadora do projeto financiado pela FAPEMIG Edital N 014/2023 - PESQUISA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: "O ensino de literatura na formação inicial e continuada do professor e do discente da escola básica para uma educação socialmente inclusiva e para o enfrentamento e a superação das desigualdades de gênero e étnico-raciais na escola"

  • Glauco Soares Joaquim, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Possui mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2018). É membro do grupo de pesquisa "Linguagem literária e educação estética" no CNPq. É membro de execução do projeto financiado pela FAPEMIG no Edital 014/2023 - PESQUISA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: "O ensino de literatura na formação inicial e continuada do professor e do discente da escola básica para uma educação inclusiva e para o enfrentamento e a superação das desigualdades de gênero e étnico-raciais na escola", na escola estadual Evandro Ávila, em São João del Rei. É professor concursado de língua portuguesa em duas escolas da SSE MG em São João del Rei. Tem experiência em coordenação de concurso para professor de língua portuguesa da escola básica. Tem experiência na elaboração de itens para concurso para professor de língua portuguesa da rede básica de ensino.

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Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O TRABALHO DOCENTE COM A EDUCAÇÃO DOS AFETOS NAS AULAS DE LITERATURA: PERSPECTIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DO IMPACTO DA CULTURA DAS MÍDIAS SOCIAIS NOS DISCENTES DA ESCOLA BÁSICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.57837. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/57837. Acesso em: 24 jun. 2025.

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