Teaching work with the education of affects in literature classes

perspectives for coping with the impact of social media culture on basic school students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.57837

Keywords:

Socio-emotional education, Literary reading, Media culture

Abstract

The official guidelines for basic education in Brazil (BNCC) did not sufficiently follow the discussion that was taking place, in the country and in the world, about the integral formation of the individual. Thus, today we have a document that privileges technical knowledge, linked to a type of post-Enlightenment education (Morin, 2000), to the detriment of the education of affections. This article therefore proposes a reflection on how the literary aesthetic experience is understood by Base (Portolomeos, 2021, 2022) and on how teaching work with literature can consolidate the development of socio-emotional skills in the contemporary context of our students, marked by “self-absorption of selfie culture” and self-modeling (Rocha, 2023). Our hypothesis is that work with literary reading at school can be understood as one of the main forces against the decline of homo psychologicus, in which there is a displacement of the axis around which what we are is built: from within (intro-directed) to the outside (alter-directed) (Sibilia, 2016). In this new configuration of the self, each person's image became the main exchange value to the detriment of elements linked to character, a fact debated by Richard Sennet (2016) as “corrosion of character”.  Literary reading encourages the reader to engage with characters and ideas different from his own, encouraging him to think about values ​​such as empathy, solidarity and tolerance in the constitution of himself and society.

Author Biographies

  • Andrea Portolomeos, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Possui Doutorado em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma. Foi bolsista de pós-doutorado do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou na UERJ, como professora de literatura brasileira, na Especialização em Literatura Brasileira. Atuou como colaboradora no projeto de recuperação das Correspondências de Machado de Assis para a Academia Brasileira de Letras, sob a coordenação de Sérgio Paulo Rouanet. Atuou na UFLA, como professora concursada para a área de literatura brasileira e teoria literária, na graduação e na pós-graduação, permanecendo credenciada pela CAPES no curso de Mestrado em Letras. Coordenou, na UFLA, o projeto para educação básica, financiado pela parceria CAPES/ FAPEMIG, "Investigações sobre lacunas na formação literária do estudante da educação básica e sobre a formação de professores de literatura" no período de 2013 a 2016. Participou do programa de Residência Pedagógica do CNPq e do Programa da CAPES de Iniciação à Docência (PIBID) também na UFLA. É professora associada de literatura brasileira no curso de Letras da UFSJ e professora permanente do Programa de Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura da UFSJ (PROMEL). É líder do Grupo de pesquisa no CNPq, "A educação dos afetos, através da literatura, na formação inicial e continuada do professor e do discente da escola básica", temática sobre a qual possui artigos publicados em periódicos de impacto. É coordenadora do projeto financiado pela FAPEMIG Edital N 014/2023 - PESQUISA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: "O ensino de literatura na formação inicial e continuada do professor e do discente da escola básica para uma educação socialmente inclusiva e para o enfrentamento e a superação das desigualdades de gênero e étnico-raciais na escola"

  • Glauco Soares Joaquim, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Possui mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2018). É membro do grupo de pesquisa "Linguagem literária e educação estética" no CNPq. É membro de execução do projeto financiado pela FAPEMIG no Edital 014/2023 - PESQUISA PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: "O ensino de literatura na formação inicial e continuada do professor e do discente da escola básica para uma educação inclusiva e para o enfrentamento e a superação das desigualdades de gênero e étnico-raciais na escola", na escola estadual Evandro Ávila, em São João del Rei. É professor concursado de língua portuguesa em duas escolas da SSE MG em São João del Rei. Tem experiência em coordenação de concurso para professor de língua portuguesa da escola básica. Tem experiência na elaboração de itens para concurso para professor de língua portuguesa da rede básica de ensino.

References

ABED, Anita; ZUPPO, Lilian. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, São Paulo, v.24, n.25, p.8-27, 2016. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002&lng=pt&nrm=iso Acesso em 10 jun. 2024.

BRUENING, Pamela. A HISTÓRIA, os pilares e os objetivos da educação socioemocional. [Entrevista concedida à] Revista Educação. Online. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/historia-os-pilares-e-os-objetivos-da-educacao-socioemocional/ Acesso em: 30 jan. 2024.

ANTUNES, Benedito. A olho nu - ensaios sobre literatura e cultura. São Paulo: Appris Editora, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying Acesso em: 10 dez. 2023.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

COSTA LIMA, Luiz. A literatura e o leitor. Textos da estética da Recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo - A Lógica Cultural Do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ática, 1997.

JANELA DA ALMA. Direção e Roteiro de João Jardim e Walter Carvalho. Rio de Janeiro: João H.V.S. Jardim Ravina Produções e Comunicações; Copacabana Filmes e Produções, 2001.

MÉLO, Tainá Ribas; FINK, Karina. Mídias: amigas ou vilãs? Qual a influência dobre o desenvolvimento das crianças? In: YOUNG Mary Emning (org). Do Desenvolvimento da Primeira Infância ao Desenvolvimento Humano. São Paulo. Fundação Maria Cecília Vidigal, 2017. p.89-105.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2017.

PAIVA, Natália Moraes Noleto de; COSTA, Jonathan da Silva. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia .pt – o portal dos psicólogos, 2015. Disponível em:https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf Acesso em 06 jun. 2024.

PERRONE-MOISÉS, L. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 9, p. 16-29, 2006. DOI: 10.11606/issn.2237-1184.v0i9p16-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/19709 Acesso em: 10 jun. 2024.

PORTO, Ana Paula Teixeira; PORTO, Luana Teixeira. O espaço do texto literário na Base Nacional Comum Curricular. Signo, [s.l.], v. 43, n. 78, p. 13-23, 3 set. 2018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/12180 Acesso em 18 de jun. de 2024

PORTOLOMEOS, Andrea; NEPOMUCENO, Susana Vieira Rismo. O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 4–20, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083. Acesso em: 17 jun. 2024.

PORTOLOMEOS, A.; BOTEGA, S. A. A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC. Claraboia, n. 16, p. 291-315, jul. 2021. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/265 Acesso em: 10 de jun de 2024.

ROCHA, João Cezar de Castro. O direito à leitura literária: notas iniciais. Palestra proferida para os 10 anos do Prosling CEFET – MG. Belo Horizonte, CEFET- MG, 10 de outubro de 2021.

SANTANA, MI; RUAS, MA; QUEIROZ, PHB. O impacto do tempo de tela no crescimento e desenvolvimento infantil. Revista Saúde em Foco – Edição nº 14 – Ano: 2021. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2021/05/O-IMPACTO-DO-TEMPO-DE-TELA-NO-CRESCIMENTO-E-DESENVOLVIMENTO-INFANTIL.pdf Acesso em 18 de jun 2024.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. São Paulo: Record, 2016.

SIBILIA, Paula. Show do eu, o a intimidade como espetáculo. São Paulo: Contraponto, 2016.

WELLEK, René; WARREN, Austin. Teoria da Literatura. Rio de Janeiro: Publicações Europa-América, 1986.

Published

2025-05-12

Issue

Section

ARTIGOS

How to Cite

Teaching work with the education of affects in literature classes: perspectives for coping with the impact of social media culture on basic school students. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.57837. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/57837. Acesso em: 24 dec. 2025.