ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO PRESÍDIO REGIONAL DE PELOTAS

APESAR DA PRISÃO, MENOS PRISÃO?

Autores

  • Luiz Antônio Bogo Chies Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.59791

Palavras-chave:

Direito à educação, Educação a distância, Educação em prisões

Resumo

Trata-se de pesquisa que tem por objetivo analisar a utilização da modalidade EaD (Educação a Distância) em contextos prisionais, para fins de oferta de educação em nível superior. O objeto e o campo empírico se constituem nas ações de oferta de graduação, modalidade EaD, para pessoas privadas de liberdade no Presídio Regional de Pelotas (Brasil) e em situação de monitoração eletrônica, as quais são decorrentes de Acordo de Cooperação entre órgãos estatais de gestão do sistema prisional do estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Adota como metodologia o estudo de caso, com utilização de dados documentais, entrevistas, questionários e observações diretas. Neste texto se prioriza o primeiro ano de estudos dos bolsistas em privação de liberdade. Destacam-se aspectos relacionados com o se tornar universitário na prisão e manter-se universitário na prisão, incluindo suas trajetórias, motivações e experiências. Como referencial teórico, nessa abordagem, prioriza-se o criminólogo italiano Alessandro Baratta, o qual propõe parâmetros e possibilidades de se enfrentar a questão penitenciária apesar da prisão, buscando-se torná-la menos prisão. Os resultados da etapa de pesquisa registram potencias da oferta estudada, as quais, contudo, dependem de especial esforço e compromisso de acompanhamento pedagógico e reflexivo-crítico do processo, já que ocorre em contraste com as tradicionais demandas da tríade segregação-custódia-disciplina.

Biografia do Autor

  • Luiz Antônio Bogo Chies, Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

    Doutor em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos

Referências

BARATTA, Alessandro. Resocialización o control social. Por un concepto crítico de “reintegración social” del condenado. In: BARATTA, Alessandro. Criminología y Sistema Penal. Montevideo/Buenos Aires, BdeF, 2004. p. 376-393.

D’MAEYER, Marc. Aprender e desaprender. In: BRASIL. Educando para a liberdade: trajetória, debates e proposições de um projeto para a educação nas prisões brasileiras. Brasília: UNESCO, Governo Japonês, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, 2006, p.43-57.

IRELAND, Timothy Denis. Educação em prisões no Brasil: direito, contradições e desafios. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 19-39, 2011.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola na ou da prisão? Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, 2016.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, 2013.

RIO GRANDE DO SUL. Acordo de cooperação que entre si celebram Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, com a interveniência da Superintendência dos Serviços Penitenciários, e a Associação Pelotense de Assistência e Cultura - APAC, Universidade Católica de Pelotas – UCPel, conforme processo administrativo nº 22/0600-0001385-8. [Acordo interinstitucional]. Porto Alegre: Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, 2022.

SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penais). Apenados da 5ª Região Penitenciária participam de aula preparatória para vestibular da UCPel. [Notícia] Disponível em: https://ssps.rs.gov.br/apenados-da-5-regiao-penitenciaria-participam-de-aula-preparatoria-para-vestibular-da-ucpel . Acesso em 23/04/2024.

TORRES, Eli Narciso da Silva; IRELAND, Timothy Denis; ALMEIDA, Susana Inês de. Diagnóstico da política de educação em prisões no Brasil (2020): o desafio da universalização. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.15, pp. 1-18, 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-20

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO PRESÍDIO REGIONAL DE PELOTAS: APESAR DA PRISÃO, MENOS PRISÃO?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.59791. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/59791. Acesso em: 15 jan. 2026.