TRABALHO DOCENTE E DESEMPENHO ESTUDANTIL / Teacher work and student performance

Autores

  • Tiago Jorge Gestrado/FaE/UFMG

Palavras-chave:

Trabalho docente, desempenho estudantil, Justiça social

Resumo

Esta tese tem como objetivo analisar a influência do trabalho docente, que sofreu mudanças em sua configuração na escola devido a reformas educacionais ocorridas nas últimas décadas, sobre os resultados de exames de avaliação do desempenho estudantil. O referencial teórico aborda os limites e contradições da escola republicana e a escola como reprodutora das desigualdades presentes na sociedade, por um lado e, por outro, o efeito-escola e escola eficaz. Os referenciais são tratados com base na discussão sobre a escola como espaço de promoção de justiça social. A igualdade, antes pensada como garantia de acesso e permanência na escola, é substituída pela equidade, conceito em que o ideal de justiça é interpretado como o reconhecimento das desigualdades. Nesse sentido, a igualdade é deslocada para a busca por resultados...  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

JORGE, T. TRABALHO DOCENTE E DESEMPENHO ESTUDANTIL / Teacher work and student performance. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 197–198, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8560. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

RESUMOS