EDUCAÇÃO, LAZER E TRABALHO: RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO INTERIOR DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA / Education, leisure and work: relationships inside schools of professional (vocational) and technological education

Autores

  • Ailton Vitor Guimarães CEFET-MG

Palavras-chave:

Educação, Lazer, Trabalho, Educação profissional e tecnológica, CEFET-MG, COLTEC

Resumo

Este estudo resulta de pesquisa cujo objetivo foi delimitar e analisar os significados das relações estabelecidas entre educação, lazer e trabalho no interior de escolas de educação profissional e tecnológica (escolas de EPT) com base nas atividades e nas manifestações culturais relacionadas ao lazer, incorporadas aos processos educacionais e ao cotidiano dessas escolas. Toma-se por objeto de estudo as relações entre educação, lazer e trabalho identificadas nessas atividades e manifestações e a questão-síntese considerada foi: essas atividades e manifestações, uma vez incorporadas aos processos educacionais nas escolas, em se tratando de uma educação e de um ensino integrados de fato, nos quais os aspectos da formação técnica específica não estariam descolados da formação humana em si mesma, perpassam e integram os processos de formação do educando/trabalhador próprios da escola de EPT, ainda que não sejam reconhecidas e/ou consideradas práticas pedagógicas nesses processos? Em resposta, a investigação foi realizada tendo em vista outros quatro objetivos mais específicos...

Biografia do Autor

  • Ailton Vitor Guimarães, CEFET-MG
    Doutorado em Educação pelo PPGE/FaE/UFMG, Mestrado em Tecnologia/Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, Especialização em Lazer e Licenciatura Plena em Educação Física, ambos pela EEFFTO/UFMG. Professor do CEFET-MG.

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Como Citar

EDUCAÇÃO, LAZER E TRABALHO: RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO INTERIOR DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA / Education, leisure and work: relationships inside schools of professional (vocational) and technological education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 321–323, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8562. Acesso em: 25 abr. 2025.

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